santoaleixo

domingo, janeiro 29, 2006

Três em lua de Mel!

saudações,

ontem fui ao/ver teatro!
Fui ver a peça de teatro cómica posta em cena pelo grupo de teatro amador do Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Rossas! Não foi a estreia da peça, mas ainda assim foi um belo serão passado na sede do C.C.R.D.Burgo. Quando as condições logísticas ( palco, espaço cénico, iluminação, .....) não seriam as ideais por uma imposição do espaço que não está como é natural adaptado de raíz a este tipo de espectáculos, seria muito difícil fazer melhor, e acreditem que quando digo melhor, digo-o porque comprovei que muito trabalho, esforço, dedicação e talento esteve ali presente naquela noite.
Foram quase três horas de teatro, que foi enquadrado no meio de duas apresentações musicais: a iniciar a Canção do Marinheiro ( acho que que era assim que se chamava) e a dar por finalizada a noite um conjunto de canções alusivas às Janeiras.
Fiquei extremamente impressionado com o desempenho da actriz principal que desempenhou o papel de Maria Vilhena, interpretado por Sara Soares; a meu ver existia ali muito pouco de amadorismo e sim uma grande dose de profissionalismo. É claro que todos estiveram muito bem, a Odete, o Miguel ( que já conhecia de outras peças) e todos os outros , mas sinceramente fiquei impressionado com o papel desempenhado e pela interpretação da Sara Soares. Parabéns
Ahhhhhhhh, é verdade.... e a minha professora de matemática do secundário, Isabel Brandão, que agora também é actriz.... eh eh eh... fiquei surpreso, mas tenho a dizer que lida tão à vontade com os palcos como o faz com os números.
Bem, parabéns a todos; Ao C.C.R.Rossas pelo excelente trabalho que tem vindo a desempenhar em prol da cultura do concelho, particularmente na arte da representação teatral, e parabéns ao C.C.R. D. Burgo. por permitir espectáculos destes aos seus associados...

Saudações virtuais

sábado, janeiro 28, 2006

A minha visão da vila de Arouca!!!!

saudações,
ao contrário de que muitos possam estar a pensar, este post, refere-se exactamente e no estrito sentido da palavra , à minha visão que tenho sobre a vila de Arouca. A localização da casa onde moro, permite-me ter esta visão todos os dias, pelo que me considero neste aspecto um sortudo.
Consigo alcançar com a a vista todo o centro da vila, uma grande parte do vale de Arouca (+- até Rossas), e a enconosta norte do mesmo vale, que agora se apresenta pintada de castanho e negro mas que à data da foto ainda apresentava um verde lindo.....

saudações virtuais

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Protocolo de Quioto!!!


Saudações,

acho que todos nós sabemos mais ou menos com que é que se prende e quais os objectivos de fundo do tão falado procolo de Quioto.
A diminuição da emissão de gases naturais para a atmosfera, a diminuição do efeito de estufa provocada por esses mesmos gases.... enfim, um número infindável de objectivos aos quais os países ( aqueles que assinaram o protocolo) se propuseram atingir em prol de um melhor meio ambiente e uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras.
Isto é a todos os níveis uma boa medida, ou seria;

- os EUA, maior poluidor mundial, após a tomada de posse de George Bush, recusaram-se a cumprir as metas estabelecidas no protocolo inicial a favor e segunfo o senhor Bush "da estabilidade económica do país"

Até que nem fiquei muito surpreso com esta atitude....porém hoje vinha a ouvir rádio em viagem quando ouvi uma estranha e no mínimo "inconsciente" notícia :

-"Portugal vai comprar títulos de Carbono a países da CPLP de forma a poder cumprir o protocolo de Quioto".
Ou seja, já que não conseguimos cumprir a nossa cota ne emissão de carbono (o principal gás causador do efeito estufa é o CO2) vamos comprar cota aos outros países que não necessitem da totalidde da sua cota devido à precaridade da sua indústria de forma a não sofrermos sanções!!!! E pergunto eu: mas o objectivo principal do protocolo não é reduzir a emissão de gases para a atmofera? ou será que está implicítico ao protocolo manobras políticas de forma a poder dar a volta ao mesmo, mantendo os altos níveis poluidores?
Bem, com políticas ambientais destas, quem precisa de fábricas poluidores a emiterem toneladas de gás para a atmosfera. Parece-me uma medida "um tanto ao quanto atarantada", como diriam os azeitonas!

saudações virtuais

quarta-feira, janeiro 25, 2006

O mosteiro de São Pedro e São Paulo de Arouca


Saudações,

hoje estou "só de passagem"; aproveito no entanto para recomendar um livro a todos os amantes da pintura, escultura, arquitectura, história de Portugal, história religiosa e acima de tudo, história de Arouca.
Este livro, o qual já tinha lido na transversal ( como diz o professor Marcelo) uma vez, voltei a relê-lo, agora com mais atençao e maior acuidade aos promenores.....
Tem uma paginação de uma qualidade muito boa, onde encontramos fotos que vão desde a arquitectura do convento no inicio do século passado, até às fotos das mais representativas obras de arte do actual museu de arte sacra; sempre acompanhadas de textos e descrições de enorme qualidade.

saudações virtuais

terça-feira, janeiro 24, 2006

Manifesto anti Júlio Dantas



Saudações,

hoje decidi transcrever um texto do escritor português Almada Negreiros, do qual tive um primeiro conhecimento no meu tempo de secundário, penso que no 11º ano.
Na altura achei bastante interessante o texto, fotocopiei as páginas e coloqueias-as na parede do meu quarto. A realidade é que passados quase 6/7 anos elas ainda lá estão. Não sei se por esquecimento, se porque o texto me continua a atrair e a transmintir alguma mensagem, o que sei é que elas lá estão! E hoje voltei a ler o texto! e voltei a fazer a minha interpretação do mesmo (acho que cada vez que o leio encontro algo diferente) , como cada um de vós é suscéptivel de fazer a sua....... então aqui fica: Leiam que vale a pena.

Neste texto onde existem afirmações e suposições das quais partilho, existem porém outras das quais discordo totalmemnte. Um texto que é sério, crítico, rídiculo, engraçado, visionário e tudo o mais que se possa dizer..... tudo no mesmo texto

Para mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/José_Sobral_de_Almada_Negreiros

MANIFESTO ANTI-DANTAS E POR EXTENSOpor José de Almada-Negreiros
POETA D'ORPHEU FUTURISTA e TUDO

BASTA PUM BASTA!
UMA GERAÇÃO, QUE CONSENTE DEIXAR-SE REPRESENTAR POR UM DANTAS É UMA GERAÇÃO QUE NUNCA O FOI! É UM COIO D'INDIGENTES, D'INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RÊSMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO!
ABAIXO A GERAÇÃO!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
UMA GERAÇÃO COM UM DANTAS A CAVALO É UM BURRO IMPOTENTE!
UMA GERAÇÃO COM UM DANTAS À PROA É UMA CANÔA UNI SECO!
O DANTAS É UM CIGANO!
O DANTAS É MEIO CIGANO!
O DANTAS SABERÁ GRAMMÁTICA, SABERÁ SYNTAXE, SABERÁ MEDICINA, SABERÁ FAZER CEIAS P'RA CARDEAIS SABERÁ TUDO MENOS ESCREVER QUE É A ÚNICA COISA QUE ELLLE FAZ!
O DANTAS PESCA TANTO DE POESIA QUE ATÉ FAZ SONETOS COM LIGAS DE DUQUEZAS!
O DANTAS É UM HABILIDOSO!
O DANTAS VESTE-SE MAL!
O DANTAS USA CEROULAS DE MALHA!
O DANTAS ESPECÚLA E INÓCULA OS CONCUBINOS!
O DANTAS É DANTAS!
O DANTAS É JÚLIO!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
O DANTAS FEZ UMA SORÔR MARIANNA QUE TANTO O PODIA SER COMO A SORÔR IGNEZ OU A IGNEZ DE CASTRO, OU A LEONOR TELLES, OU O MESTRE D'AVIZ, OU A DONA CONSTANÇA, OU A NAU CATHRINETA, OU A MARIA RAPAZ!
E O DANTAS TEVE CLÁQUE! E O DANTAS TEVE PALMAS! E O DANTAS AGRADECEU!
O DANTAS É UM CIGANÃO!
NÃO É PRECISO IR P'RÓ ROCIO P'RA SE SER UM PANTOMINEIRO, BASTA SER-SE PANTOMINEIRO!
NÃO É PRECISO DISFARÇAR-SE P'RA SE SER SALTEADOR, BASTA ESCREVER COMO DANTAS! BASTA NÃO TER ESCRÚPULOS NEM MORAES, NEM ARTÍSTICOS, NEM HUMANOS! BASTA ANDAR CO'AS MODAS, CO'AS POLÍTICAS E CO'AS OPINIÕES! BASTA USAR O TAL SORRISINHO, BASTA SER MUITO DELICADO E USAR CÔCO E OLHOS MEIGOS! BASTA SER JUDAS! BASTA SER DANTAS!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
O DANTAS NASCEU PARA PROVAR QUE, NEM TODOS OS QUE ESCREVEM SABEM ESCREVER!
O DANTAS É UM AUTOMATO QUE DEITA PR'A FÓRA O QUE A GENTE JÁ SABE QUE VAE SAHIR... MAS É PRECISO DEITAR DINHEIRO!
O DANTAS É UM SONETO D'ELLE-PRÓPRIO!
O DANTAS EM GÉNIO NUNCA CHEGA A PÓLVORA SECCA E EM TALENTO É PIM-PAM-PUM!
O DANTAS NÚ É HORROROSO!
O DANTAS CHEIRA MAL DA BOCA!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
O DANTAS É O ESCARNEO DA CONSCIÊNCIA!
SE O DANTAS É PORTUGUEZ EU QUERO SER HESPANHOL!
O DANTAS É A VERGONHA DA INTELLECTUALIDADE PORTUGUEZA! O DANTAS É A META DA DECADÊNCIA MENTAL!
E AINDA HÁ QUEM NÃO CÓRE QUANDO DIZ ADMIRAR O DANTAS!
E AINDA HÁ QUEM LHE ESTENDA A MÃO!
E QUEM LHE LAVE A ROUPA!
E QUEM TENHA DÓ DO DANTAS!
E AINDA HÁ QUEM DUVIDE DE QUE O DANTAS NÃO VALE NADA, E QUE NÃO SABE NADA, E QUE NEM É INTELLIGENTE NEM DECENTE, NEM ZERO!
VOCÊS NÃO SABEM QUEM É A SOROR MARIANNA DO DANTAS? EU VOU-LHES CONTAR:
A PRINCÍPIO, POR CARTAZES, ENTREVISTAS E OUTRAS PREPARAÇÕES COM AS QUAES NADA TEMOS QUE VÊR, PENSEI TRATAR-SE DE SORÔR MARIANNA ALCOFORADO A PSEUDO AUCTORA D'AQUELLAS CARTAS FRANCEZAS QUE DOIS ILLUSTRES SENHORES D'ESTA TERRA NÃO DESCANÇARAM ENQUANTO NÃO ESTRAGARAM P'RA PORTUGUEZ, QUANDO SUBIU O PANNO TAMBÉM NÃO FUI CAPAZ DE DISTINGUIR PORQUE ERA NOITE MUITO ESCURA E SÓ DEPOIS DE MEIO ACTO É QUE DESCOBRI QUE ERA DE MADRUGADA PORQUE O BISPO DE BEJA DISSE QUE TINHA ESTADO À ESPERA DO NASCER DO SOL!
A MARIANNA VEM DESCENDO UMA ESCADA ESTREITÍSSIMA MAS NÃO VEM SÓ. TRAZ TAMBÉM O CHAMILLY QUE EU NÃO CHEGUEI A VER, OUVINDO APENAS UMA VOZ MUITO CONHECIDA AQUI NA BRAZILEIRA DO CHIADO. POUCO DEPOIS O BISPO DE BEJA É QUE ME DISSE QUE ELLE TRAZIA CALÇÕES VERMELHOS. A MARIANNA E O CHAMILLY ESTÃO SÒZINHOS EM SCENA, E ÀS ESCURAS DANDO A ENTENDER PERFEITAMENTE QUE FIZERAM INDECÊNCIAS NO QUARTO. DEPOIS O CHAMILLY, COMPLETAMENTE SATISFEITO DESPEDE-SE E SALTA P'LA JANELLA COM GRANDE MAGUA DA FREIRA LACRIMOSA. E ANDA HOJE OS TURISTES TEEM OCCASIÃO DE OBSERVAR AS GRADES ARROMBADAS DA JANELLA DO QUINTO ANDAR DO CONVENTO DA CONCEIÇÃO DE BEJA NA RUA DO TOURO, POR ONDE SE DIZ QUE FUGIU O CÉLEBRE CAPITÃO DE CAVALOS EM PARIS E DENTISTA EM LISBOA.
A MARIANNA QUE É HISTÉRICA COMEÇA DE CHORAR DESATINADAMENTE NOS BRAÇOS DA SUA CONFDENTE E EXCELLENTE PAU DE CABELEIRA SORÔR IGNEZ.
VEEM DESCENDO P'LA DITA ESTREITÍSSIMA ESCALA (sic), VARIAS MARIANNAS TODAS EGUAES E DE CANDEIAS ACESAS, MENOS UMA QUE USA ÓCULOS E BENGALLA E AINDA (sic) TODA CURVADA P'RÁ FRENTE O QUE QUER DIZER QUE É ABBADESSA.
E SERIA ATÉ UMA EXCELENTE PERSONIFICAÇÃO DAS BRUXAS DE GOYA SE QUANDO FALLASSE NÃO TIVESSE AQUELLA VOZ TÃO FRESCA E MAVIOSA DA TIA FELICIDADE DA VIZINHA DO LADO, E REPARANDO NOS DOIS VULTOS INTERROGA ESPAÇADAMENTE COM CADÊNCIA, AUSTERIDADE E IMMENSA FALTA DE CORDA...
QUEM ESTÁ AHI?... E DE CANDEIAS APAGADAS?
- FOI O VENTO, DIZEM AS POBRES INNOCENTES VARADAS DE TERROR... E A ABADESSA QUE SÓ É VELHA NOS ÓCULOS, NA BENGALA E EM ANDAR CURVADA P'RÁ FRENTE MANDA TOCAR A SINETA QUE É UM DÓ D'ALMA O OUVI-LA ASSIM TÃO DEBILITADA, VÃO TODAS P'RÓ CÔRO, MAS EIS QUE, DE REPENTE BATEM NO PORTÃO E SEM SE ANNUNCIAR NEM LIMPAR-SE DA POEIRA, SOBE A ESCADA E ENTRA P'LO SALÃO UM BISPO DE BEJA QUE QUANDO ERA NOVO FEZ BRÉGEIRICES CO'A MENINA DO CHOCOLATE.
AGORA COMPLETAMENTE EMENDADO REVELA À ABBADESSA QUE SABE POR CARTAS QUE HÁ HOMENS QUE VÃO ÀS MULHERES DO CONVENTO E QUE AINDA HÁ POUCO VIRA UM DE CAVALLOS A SALTAR P'LA JANELLA. A ABADESSA DIZ QUE EFFECTIVAMENTE JÁ HÁ TEMPOS QUE VINHA DANDO P'LA FALTA DE GALLINHAS E TÃO INNOCENTINHA, COITADA, QUE N'AQUELLES OITENTA ANNOS AINDA NÃO TEVE TEMPO P'RA DESCOBRIR A RAZÃO DA HUMANIDADE ESTAR DIVIDIDA EM HOMENS E MULHERES.
DEPOIS DE SÉRIOS EMBARAÇOS DO BISPO É QUE ELLA DEU COM O ATREVIMENTO E MANDOU CHAMAR AS DUAS FREIRAS DE HÁ POUCO CO'AS CANDEIAS APAGADAS. N'ESTA ALTURA ESTA PEÇA POLICIAL TOMA UM PEDAÇO D'INTERESSE PORQUE O BISPO ORA PARECE UM POLÍCIA DE INVESTIGAÇÃO DISFARÇADO EM BISPO, ORA UM BISPO COM A FALTA DE DELICADEZA DE UM POLÍCIA D'INVESTIGAÇÃO, E TÃO PERSPICAZ QUE DESCOBRE EM MENOS DE MEIO MINUTO O QUE O PÚBLICO JÁ ESTÁ FARTO DE SABER - QUE A MARIANNA DORMIU CO'O NOEL. O PEOR É QUE A MARIANNA FOI À SERRA CO'AS INDISCREÇÕES DO BISPO E DESATA A BERRAR, A BERRAR COMO QUEM SE ESTAVA MARIMBANDO P'RA TUDO AQUILLO. ESTEVE MESMO MUITO PERTO DE
SE ESTRElAR COM UM PAR DE MURROS NA CORÔA DO BISPO NO QUE (SE) MOSTROU DE UM ATREVIMENTO, DE UMA INSOLÊNCIA E DE UMA DECISÃO REFILONA QUE EXCEDEU TODAS AS EXPECTATIVAS.
OUVE-SE UMA CORNETA A TOCAR UMA MARCHA DE CLARINS E MARIANNA SENTINDO NAS PATAS DOS CAVALLOS TODA A ALMA DO SEU PREFERIDO FOI QUAL PARDALITO ENGAIOLADO A CORRER ATÉ ÀS GRADES DA JANELLA A GRITAR DESALMADAMENTE P'LO SEU NOEL. GRITA, ASSOBIA E REDOPIA E PIA E RASGA-SE E MAGÓA-SE E CAE DE COSTAS COM UM ACCIDENTE, DO QUE JÁ PREVIAMENTE TINHA AVISADO O PÚBLICO E O PANNO TAMBÉM CAE E O ESPECTADOR TAMBÉM CAE DA PACIÊNCIA ABAIXO E DESATA N'UMA DESTAS PATEADAS TÃO ENORMES E TÃO MONUMENTAES QUE TODOS OS JORNAES DE LISBOA NO DIA SEGUINTE FORAM UNÂNIMES N'AQUELLE ÊXITO TEATRAL DO DANTAS.
A ÚNICA CONSOLAÇÃO QUE OS ESPECTADORES DECENTES TIVERAM FOI A CERTEZA DE QUE AQUILLO NÃO ERA A SORÔR ALCOFORADO MAS SIM UMA MERDARIANNA ALDANTASCUFURADO QUE TINHA CHELIQUES E EXAGEROS SEXUAES.
CONTINUE O SENHOR DANTAS A ESCREVER ASSIM QUE HÁ-DE GANHAR MUITO CO'O ALCUFURADO E HÁ-DE VER, QUE AINDA APANHA UMA ESTÁTUA DE PRATA POR UM OURIVES DO PORTO, E UMA EXPOSIÇÃO DAS MAQUETES P'RÓ SEU MONUMENTO ERECTO POR SUBSCRIÇAO NACIONAL DO SÉCULO A FAVOR DOS FERIDOS DA GUERRA, E A PRAÇA DE CAMÕES MUDADA EM PRAÇA DO DR. JULIO DANTAS, E COM FESTAS DA CIDADE P'LOS ANNIVERSÁRIOS, E SABONETES EM CONTA «JULIO DANTAS» E PASTAS DANTAS P'RÓS DENTES, E GRAXA DANTAS P'RÁS BOTAS, E NIVEINA DANTAS, E COMPRIMIDOS DANTAS E AUTOCLISMOS
DANTAS E DANTAS, DANTAS, DANTAS, DANTAS... E LIMONADAS DANTAS - MAGNESIA.
E FIQUE SABENDO O DANTAS QUE SE UM DIA HOUVER JUSTIÇA EM PORTUGAL TODO O MUNDO SABERÁ QUE O AUTOR DOS LUZÍADAS É O DANTAS QUE N'UM RASGO MEMORÁVEL DE MODÉSTIA SÓ CONSENTIU A GLÓRIA DO SEU PSEUDÓNIMO CAMÕES.
E FIQUE SABENDO O DANTAS QUE SE TODOS FÔSSEM COMO EU, HAVERIA TAES MUNIÇÕES DE MANGUITOS QUE LEVARIAM DOIS SÉCULOS A GASTAR.
MAS JUYGAES QUE N'ISTO SE RESUME A LITTERATURA PORTUGUEZA? NÃÓ! MIL VEZES NÃO!
TEMOS, ALÉM D'ISTO O CHIANCA QUE JÁ FEZ RIMAS P'RA ALUBARROTA QUE DEIXOU DE SER A DERROTA DOS CASTELHANOS P'RA SER A DERROTA DO CHIANCA.
E AS PINOQUICES DE VASCO MENDONÇA ALVES PASSADAS NO TEMPO DA AVÔSINHA! E AS INFELICIDADES DE RAMADA CURTO! E O TALENTO INSÓLITO DE URBANO RODRIGUES! E AS GAITADAS DO BRUN! E AS TRADUCÇÕES SÓ P'RA HOMEM (D) O ILLUSTRÍSSIMO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MELLO BARRETO! E O FREI MATTA NUNES MÔXO! E A IGNEZ SYPHILITICA DO FAUSTINO! E AS IMBECILIDADES DO SOUSA COSTA! E MAIS PEDANTICES DO DANTAS! E ALBERTO SOUSA, O DANTAS DO DESENHO! E OS JORNALISTAS DO SECULO E DA CAPITAL E DO NOTICIAS E DO PAIZ E DO DIA E DA NAÇÃO E DA REPUBUCA E DA LUCTA E DE TODOS, TODOS OS JORNAES! E OS ACTORES DE TODOS OS THEATROS! E TODOS OS PINTORES DAS BELLAS ARTES E TODOS OS ARTISTAS DE PORTUGAL QUE EU NÃO GOSTO. E OS DA AGUIA DO PORTO E OS PALERMAS DE COIMBRA! E A ESTUPIDEZ DO OLDEMIRO CESAR E O DOUTOR JOSÉ DE FIGUEIREDO AMANTE DO MUSEU E AH OH OS SOUSA PINTO HU HI E OS BURROS DE CACILHAS E OS MENÚS DO ALFREDO GUISADO! E (O) RACHITICO ALBINO FORJAZ SAMPAIO, CRITICO DA LUCTA A QUEM O FIALHO COM IMMENSA PIADA INTRUJOU DE QUE TINHA TALENTO! E TODOS OS QUE SÃO POLITICOS E ARTISTAS! E AS EXPOSIÇÕES ANNUAES DAS BELLAS ARTE(S)! E TODAS AS MAQUETAS DO MARQUEZ DE POMBAL! E AS DE CAMÕES EM PARIS! E OS VAZ, OS ESTRELLA, OS LACERDA, OS LUCENA, OS ROSA, OS COSTA, OS ALMEIDA, OS CAMACHO, OS CUNHA, OS CARNEIRO, OS BARROS, OS SILVA, OS GOMES, OS VELHOS, OS IDIOTAS, OS ARRANJISTAS, OS IMPOTENTES, OS SCELERADOS, OS VENDIDOS, OS IMBECIS, OS PÁRIAS, OS ASCETAS, OS LOPES, OS PEIXOTOS, OS MOTTA, OS GODINHO, OS TEIXEIRA, OS DIABO QUE OS LEVE, OS CONSTANTINO, OS GRAVE, OS MANTUA, OS BAHIA, OS MENDONÇA, OS BRAZÃO, OS MATTOS, OS ALVES, OS ALBUQUERQUE, OS SOUSAS E TODOS OS DANTAS QUE HOUVER POR AHI!!!!!!
E AS CONVICÇÕES URGENTES DO HOMEM CHRISTO PAE E AS CONVICÇÕES CATITAS DO HOMEM CHRISTO FILHO!
E OS CONCERTOS DO BLANCH! E AS ESTATUAS AO LEME, AO EÇA E AO DESPERTAR E A TUDO! E TUDO O QUE SEJA ARTE EM PORTUGAL! E TUDO! TUDO POR CAUSA DO DANTAS!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
PORTUGAL QUE COM TODOS ESTES SENHORES, CONSEGUIU A CLASSIFICAÇÃO DO PAIZ MAIS ATRAZADO DA EUROPA E DE TODO OMUNDO! O PAIZ MAIS SELVAGEM DE TODAS AS ÁFRICAS! O EXILIO DOS DEGRADADOS E DOS INDIFERENTES! A AFRICA RECLUSA DOS EUROPEUS! O ENTULHO DAS DESVANTAGENS E DOS SOBEJOS! PORTUGAL INTEIRO HA-DE ABRIR OS OLHOS UM DIA - SE É QUE A SUA CEGUEIRA NÃO É INCURÁVEL E ENTÃO GRITARÁ COMMIGO, A MEU LADO, A NECESSIDADE QUE PORTUGAL TEM DE SER QUALQUER COISA DE ASSEIADO!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
José de Almada-Negreiros

POETA D'ORPHEU
FUTURISTA
e
TUDO

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Parabéns ao Professor!

Saudações,




Cavaco Silva, é neste momento o novo presidente da República de Portugal, o presidente de todos os portugueses; " A maioria que me elegeu disssolve-se aqui; sou o presidente de todos os portugueses".

Vou começar por dizer, que falhei nas minhas apostas; apesar das margens de erro não serem muito elevadas, falhei; talvez tenha mais sorte no euromilhões que esta semana se apresenta com um novo jackpot.

A nível nacional, apostava numa votação mais elevada do professor cavaco (57% ) e em Arouca uma votação não tão elevada. Numa visão muito simplista e redutora, e simplesmente a nível pessoal, poderia dizer que "uma compensou a outra".... eh eh eh...

Não vou estar aqui a realizar análises políticas, pois irão existir milhares de locais onde essas mesmas análises irão ser feitas de uma forma muito mais criteriosa e fiável; até porque as poucas pessoas que possam estar a ler isto, já deverão ter tido acesso a um manancial de informação enorme.

Vou entar resumir por tópicos e de uma forma perfeitamente aleatória alguns dos acontecimentos que "fotografei" na memória ao longo do dia e da noite eleitoral.

- As eleições, quaisquer que elas sejam, obrigam o estado a um dispender avultado de meios financeiros; tendo em conta que cada pessoa que se encontra na mesa de voto recebe qualquer coisa como 70 €, é só fazer as contas.....(não é uma crítica mas ism uma obervação)

-Manuel Alegre ( o outro candidato que eu admitiria ver em São Bento como sendo uma opção credível) conseguiu uma mobilização apartidária impressionante, que se reflectiu nas mesas de voto, concedendo-lhe o lugar do segundo mais votada da noite. Como o próprio disse ; " existe espaço para um movimento cívico forte para além dos partidos"

- A interrupção da declaração de Manuel Alegre, para colocar "no ar" a declaração do secretário Geral do PS, já que era nessa condição que se apresentava aos portugueses. Inadmissível, por parte de José Socrates ter falado ao mesmo tempo de Alegre, e inadmissível a escolha das tv ( de todas) na opção que realizaram.

-A palhaçada que foi o especial eleições da TvI, aliás como já nos vêm habituando. Manuela Moura Guedes no seu melhor....... preferi ver a grande parte das noticias através da RTP, no entanto como é natural percorria os outros canais.... a TVI tinha sempre assuntos completamente descabidos.... chegaram ao cúmulo de estarem a discutir uma suposta sondagem sobre legislativas que supostamente teria sido feita neste mesmo dia....no mesmo dia e hora em que se anunciava o futuro presidente da república de Portugal discutia-se na tvi em vivo e alorado tom (acalorado de mais até) a suposta sondagem... por favor...

-A indeferença e apatia de Arouca relativamente a estas eleições. Parecia que não era nada connosco. nenhum candidato por aqui passou; nenhuma sede de campanha existiu (à excepção da de Alegre), nenhum movimento de apoio se fez ouvir, nenhuns festejos se realizaram.... estaremos nós cada vez mais alheios ao Portugal do suposto desenvolvimento?

-O discurso aos portugueses de Cavaco. Bem estruturado, com uma boa postura, com um tom de patriotismo Q.B.. Gostei.

Parabéns ao Nosso Presidente

saudações virtuais

sábado, janeiro 21, 2006

apostas!!!


saudações,

estava aqui a pensar qual de 3 coisas havia de escrever hoje; acho que optei pela mais estranha de todas elas, mas ao mesmo tempo uma que considero interessante e até engraçada.
Agora que a campanha eleitoral acabou, e que estamos ou deveríamos estar teoricamente todos em reflexão, sobre o sentido do voto no Domingo - apesar de achar que o sentido mais correcto é só um- vou arriscar as minhas previsões nacionais/locais para as eleições presidenciais. É claro que muitas sondagens já se fizeram, muitos resultados já surgiram e as minhas apostas vão ser certamente influenciadas por todos estes e outros factores; mas, já que não joguei no euromilhões, vou apostar agora nos resultados eleitorais consciente que a recompensa será bem menor que a que ofererecia o o jackpot do euromilhões. Vamos lá então:

Resultados nacionais

Vencedor: Aníbal Cavaco SIlva, eleito na primeira volta com 57% dos votos

Manuel Alegre: 17%

Mário Soares: 11%

Jerónimo de Sousa: 8%

Francisco Loucã: 6%

Garcia Pereira: 1%

Resultados em Arouca:

Cavaco Silva: 72.6%

Manuel Alegre: 16%

Mário Soares: 8%

Jerónimo Sousa: 2%

Francisco louça: 2%

Garcia Pereira 0. 4%

(como devem ter reparado são somente valores inteiros, excepto um -o de garcia Pereira em Arouca; não entendi ser necessário e ser também fastidioso para esta simples brincadeira andar aqui com casas décimais); arredondei à unidade.....

os resultados resumen-se somente à percentagem dos eleitores votantes, não entrando nos cálculos os valores da abstenção

Como no que toca concretamente a esta aposta não tenho muito a perder, e é simplesmente por uma questão de curiosidade, também não corro o risco de acontecerem desastrosos acontecimentos se falhar.... eh eh eh
Bem, vamos todos votar amanhã e cumprir o direito cívico de um país livre e democrata;votando em qualquer um dos candidatos (é claro que prefiro que votem Cavaco Silva) , em branco, ou o que quer que seja que lá escrevam, mas acho que devemos sempre exercer o direito ao voto....vá lá, não custa nada....

saudações virtuais

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Saudações,
ontem à noite dia 18 de Janeiro de 2006, fui surpreendido em Vila Real com este seguinte panfleto de campanha de Mário Soares.
Para surpresa de todos ali estávamos nós, TransmonTuna como que apoaintes oficiais da candidatura do Dr. Soares.
Para que se fique a perceber bem a história: a TransmonTuna - grupo/associação académica da qual faço parte à sensivelmente 7 anos foi convidada para ir representar a academia de Vila Real com uma actuação musical, aquando a deslocação do Dr. Mário Soares( ainda não decorria a campanha eleitoral) à aula magna da nossa universidade. Este convite não era o primeiro desta índole a ser endereçado à tuna. Como das outras vezes reunímos e ponderamos se deveriamos aceitar ou n�o esta actua��o, visto que situa��es id�nticas j� se teriam proposto no passado, sendo todas recusadas, tendo como justificativo principal o facto de a tuna ser composta por um grupo de amigos que naturalmente t�m ideais pol�ticos ( aqueles que t�m) diferentes, o que nos obrigaria a ter uma atitude horizontal no que respeita a este tipo de convites: ou aceitariamos os convites de todos os quadrantes pol�ticos ou n�o aceitariamos nenhum. Por norma n�o aceit�vamos nenhum.
No entanto este convite, surgiu da parte da reitoria da UTAD. O que alterava um pouco a regras do jogo. Estarimos actuar acima de tudo como representantes da UTAD-como fizemos quest�o de vincar � organiza��o- na recep��o a uma figura ilustre e de m�ritos reconhecidos (tamb�m o sei reconhecer) da hist�ria de Portugal. Aceitamos a actua��o ap�s uma dif�cil pondera��o.
Tudo correu na maior das normalidades, dentro do que se designa por normalidade nestas situa��es, at� ao dia de ontem, em que surge este panfleto.
No m�nimo o que se pode dizer � que ocorreu aqui uma utiliza��o abusiva da imagem de todos n�s como TransmonTuna. Sem qualquer consulta pr�via ou qualquer tipo de pedido, surge este panfleto do nada.
Independentemente da nossa postura para com o Dr. M�rio Soares, dos simpatizantes que possa ter dentro da pr�pria tuna e de muitos outros factores, isto � no m�nimo arrogante.
Imaginem agora que v�o na rua e se cruzam com um candidato presidencial que por acaso nem � o que apoiam, mas que o cumprimentam como qualquer pessoa bem educada o faria, que esse cumprimento � fotografado e que passado 1 m�s existe um cartaz a dizer: O Y apoia o candidato X.Sem vos consultarem no minimo??? Acham isto normal;
Bem, a minha opini�o � que existem pessoas dentro da pol�tica que se est�o a borrifar para a �tica, para a boa educa��o e bons modos. Procuram passar a imagem. A imagem � que vende. E neste caso a imagem era porreira vamos aproveit�-la. Devem ter pensado os autores do panfleto.
Este texto n�o est� a criticar especificamente o Dr. M�rio Soares ( apesar de achar que dos 6 somente Francisco Lou�� � menos vi�vel para a presid�ncia do que ele); este texto serve para expressar a minha indigna��o para com a situa��o e vos dar a conhecer mais uma recambolesca manobra pol�tica.
sauda��es Virtuais
Posted by Picasa


P.S.1- Só agora é que reparei que o editor não assumiu alguns caractéres, mas tb hoje não me apetece corrigir......desculpem o incómodo

P.S.2- Sim, eu também estou na foto, meio disfarçado mas estou.... eh eh eh

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Portugal Maior


saudações,

em tempo de campanha presendicial onde o tema das eleições é assunto permanente, vou abordar esta campanha de uma forma diferente e menos rígida.
Aqui fica então o Hino de Campanha com o qual melhor me identifico, e por inerência o candidato no qual vou votar no próximo dia 22.

PORTUGAL MAIOR

SOMOS UM POVO E A VONTADE
DE ROMPER A BRUMA
E IR MAR FORAUM POVO É
UM GESTO D’ETERNIDADE
E O FUTURO É SEMPRE AGORA

TEMOS PRESSA, CAMINHEMOS
QUE NOS APRESSA O FUTURO
LIVRES E FORTES NÃO TEMEMOS
RASGAR O MEDO, SALTAR O MURO!

REFRÃO

FAZER PORTUGAL MAIOR
É ROMPER A BRUMA
ABRIR O DIA
É RASGAR O MEDO
É FAZER MELHOR!

NÓS VAMOS VENCER O VENTO
QUE ESTE É O VENTO QUE HÁ
TODO O TEMPO É UM MOMENTO
NÃO ESPERES VAMOS LÁ!

REFRÃO

FAZER PORTUGAL MAIOR
É ROMPER A BRUMA
ABRIR O DIA
É RASGAR O MEDO

É FAZER MELHOR
É FAZER PORTUGAL MAIOR
É FAZER PORTUGAL MAIOR
É FAZER PORTUGAL MAIOR

ouve-se aqui: http://www.cavacosilva.pt/index.php?id_categoria=24&id_item=4766

terça-feira, janeiro 17, 2006

Livros


saudações,

neste post decidi falar sobre livros, mais particularmente sobre os dois livros que li este fim de semana passado: Conspiração de Dan Brown e Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda de Arouca . Livros em tudo diferentes e distintos.
A Conspiração é um livro que na senda do sucesso de Código de Da VInci (que li) e Anjos e Demónios (não li) é um best seller de vendas em todo mundo. Para mim, tal como tinha sido o Código, foi viciante. Um livro que quando se inicia existe uma procura constante sobre todo o enredo que consta na história. Dan Brown tem uma forma de escrever "por pequenos capítulos" o que no meu entender facilita a leitura de livros com 500 ou mais páginas, que por vezes se tornam demasiandamente "maçudos". Não foi este o caso de Conspiração.
Conspiração aborda a temas relacionados com a política e segurança norte Americana, envolvendo assuntos delicados como a NASA (e o seu astronómico orçamento) as agências de investigação secretas, a eleição para a presidência da republica e todo o jogo sujo que isso implica, as forças especiais americanas e toda a sua logistíca, e muito mais..... tem como linha que define toda a história uma personagem Rachel Sexton que se vê envolvida numa missão secreta de "vida extraterrestre" e que vai ter que desvendar uma grandiosa conspiração.
Adoro a forma verídica, promenorizada e corretca como o autor descreve todos os objectos, lugares e situações onde decorre a história fictícia ( única parte não verídica) criada para dar lugar a este livro. Aconselho a sua leitura. É um livro da moda, mas tem adjectivos e qualidades mais que suficientes, a meu ver, para o ser.
A Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda é um livro editado em 2005, e que tem como autor o professor e historiador arouquense Afonso Costa Santos Veiga.
Ao contrário da Conspiração, que terminei a sua leitura ao longo do fim de semana sendo um livro que já vinha lendo a alguns dias , este li-o integralmente no fim de semana.
Um livro interessante, aliás como todos os que a RIRSMA tem vindo a publicar ao longo dos anos. É um livro onde nos é dado a conhecer todas as personagens e situações que fizeram e fazem a história da RIRSMA, desde a sua fundação em 10 de Julho de 1886, até aos dias de hoje. Atravessando a história da RIRSMA atravessamos também a história de Arouca. Muitas figuras históricas que me eram totalmente ou parcialmente desconhecidas, foram aqui apresentadas como importantes vultos da cultura e obra Arouquense. As várias mesas da RIRSMA, os seus juizes, secretários e tesoureiros, os muitos irmãos que dela fizeram e fazem parte......
É um livro interessante, no entanto a meu ver com muitas páginas a "ocupar espaço"; existem um sem número de páginas onde nos são apresentados documentos históricos manuscritos de incalculável valor que ao serem impressos neste livro se tornam particamente imperceptiveis e fúteis....comprendo o seu lugar na história, mas ter folhas onde não conseguimos decifrar nada mais do que simples caligrafia onde não se distingue as palavras não me parece positivo num livro.... é exemplo disso os primeiros estatutos da RIRSMA que aqui são completamente ilegíveis. Mas não é por este e outros pequenos promenores que a obra não deixa de ter um grande valor. Gsotei de ler. Fiquei a saber mais sobre Arouca as suas gentes e fiquei também, por estranho que pareça, com vontade de me fazer irmão da RIRSMA (ainda tenho que me informar melhor e conhecer melhor a situação actual)... eh eh eh... poderá ser a febre da pós leitura!!!!
Fiquei também com uma curiosidade aguçada sobre uma figura que faz parte da história Arouquense, da qual eu já tinha conhecimento, mas que após ler este livro me suscitou ainda maior admiração e curiosidade: a última criada do convento, Maria Rosa do Sacramento... .....

saudações virtuais

domingo, janeiro 15, 2006

Jambaquepariu

Saudações,

antes de ainiciar este post tenho a dizerque a ideia do nome do post surgiu do blog de um amigo meu vilarrealense que tem como nome-portugalquepariu.blogspot.com. Não é que concorde com tudo qe ele lá escreve muito pelo contrário, no entanto achei interesante utilizar a expressão para expressar o meu pensamento fútil de hoje.
JÁ ESTOU FARTO DE JAMBA! É pior que uma praga. É jamba na Tv, jamba no pc, é jamba nas revistas, ....é caso para dizer jambaquepariu!
Aqueles micro anúncios que agora decidiram invadir tudo quanto é meios de comunicação, à apregoar toques de telemóveis XPTO, imagens das mulheres mais bonitas, piropos, anedotas, poemas românticos, só falta anunciarem o euromilhões....."envie uma uma mensagem para o 3339 e dizemo-lhes a chave correcta do euro milhões" , deve ser este o próximo passo.
Neste particular tenho de dar especial relevo na minha crítica, em relacão às televisões, à SIC e à TVI. Não é nada que me surpreenda muito, tendo em conta a qualidade que estas tv´s nos têm vindo habituar ao longo dos últimos tempos , mas mesmo assim chateia.... e então depois da meia noite.....
E pensamos nós... vamos até ao pc pesquisar alguma coisa de interessante... e chegando ao pc o que é que nos surge...MAIS JAMBA! É uma praga autêntica... a meu ver deveria ser criada uma Liga de protesto contra o Jamba (LPCJ).
E agora, ultimamente até os meios de comunicação social escrita que pareciam estar imunes a esta praga, parecem estar a ceder tal è a pressão selectiva realizada por este bichos jambénicos...
É caso para dizer: "Azar jovem; azar não, é JAMBA"
Depois deste devaneio fútil contra esta tentativa de criar uma geração jambénica, vou-me despedir

Saudações virtuais

P.S. Estão abertas as inscrições para a LPCJ

sábado, janeiro 14, 2006

Comments

Saudações,

bem a partir de hoje decidi que iria aceitar comments... eh eh eh....
Fica aqui então a informação.
Saudações virtuais.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

I Torneio Futebol na Areia


Saudações,

como já escrevi, de vez em quando vou recordando nos meus post´s alguns dos momentos que vivi em 2005.
Neste caso vou dar especial atenção ao I Torneio de Futebol na Areia/Festa Final de Verão, que decorreu na I quinzena do mês de Setembro na sede do C.C.R.D.BUrgo.
Esta ideia já me vinha remoendo a cabeça à uns tempos ; sempre pensei que se poderia fazer algo interessante dentro deste espírito em Arouca. Foi então que decidi que seria em 2005. Foi uma ideia repentina, quase em cima da hora, pois já estavamos no final do Verão, quando todo este processo começou a ser pensado e montado.
O local: O C.C.R.D.Burgo, que tinha inaugurado a sua sede à pouco tempo, que tinha excelentes instalações desportivas, e claro por afinidade ( o meu pai preside à direcção desta associação) pareceu-me o local ideal, ainda para mais quando tinha em vista a realização da festa final de Verão
A Data: bem, aqui a data não terá sido a mais ideal. Teria sido bem mais positivo se este torneio se tivesse realizado mais cedo Julho /Agosto e tivesse decorrido ao longo de um mês e não 15 dias; no entanto não foi por esta razão que o torneio deixou de ter uma aderência estrondosa ( abriram as inscições e no dia seguinte já estavam completas, tendo que negar a inscrição a muitoas equipas por falta de calendário suficiente). Para este ano, em que eu espero que o torneio/festa se repita, as expectativas são maiores e poderão ser feitos estes pequenos ajustes na data e calendário.
A areia: isso era uma grande problema. Como jogar num terreno de terra batida futebol de praia. Foram necessários 170 m3 de areia para que se conseguisse "construir" um campo de futebol de areia com as condições minimas para a prática deste desporto; para isso contamos com a precisosa ajuda da empresa A.Pimenta que disponibiizou os meios logisticos para que este requesito fosse atingido.
O Torneio decorreu no maior espírito de fair play, com aderências aos jogos muito acima da média dos torneios que por aqui se realizam. Penso que no que toca concretamente ao torneio e ao seu desenrolar, tudo correu às mil maravilhas......excepto claro, que a equipa da organização ( a minha ) ter se classificado num mísero 7º lugar (deixem lá este ano seremos campeções, eh eh eh)
O torneio teve uma vertente masculina e uma vertente feminina.
Classificação final do I torneio de Futebol na Areia

Masculino

C.C.R. D. Rossas

Calçadas

Casa Reizinho

Casa do Povo

Figueiredo

G.D.Varzea

C.C.R.D. Burgo

C.C.R.D. Stª Maria do Monte

Feminino

Ramboias-Mac Bar

C.C.R.D. Rossas

Centro Juvenil

C.C.R.D.Burgo

A Festa: bem, para começar a festa deu um trabalho dos diabos.... eh eh eh... e também acabou com um trabalho dos diabos... eh eh eh
Mas, a meu ver o cenário preparado pela organização e toda a logistica inerente ao evento esteve excelente. A pista de dança ao ar livre, a barraquinha de praia, as bifanas, as tochas, as pessoas, ......a animação
NO entanto a festa não atingiu bem aquilo que ansiava; terá se situado em +- 75% das minhas expectativas; muito disto se deveu em parte ao vento que fez questão de marcar presença expecial nessa noite..... estava cá uma ventania.... eh eh eh..
Mas aos poucos os pessoas foram-se juntando e animação começou a subir; a meio da noite tivemos que realizar uma operação de emergência e alterar a festa para dentro da sede... o vento era insuportável, tendo inclusive arrancado a rede de vedação do espaço e magoando ligeiramente uma pessoa.....houve de tudo nesta festa.
Mas como já alguém disse "the Show must Go on".
Ah, é verdade, esqueci-me de dizer que esta festa decorreu em plena campanha eleitoral autárquica, o que significou a presença de quase todas as forças politicas concelhias no evento....era o verdadeiro "cumbibio".
Bem a festa lá acabou por volta das cinco da manhã ( acho eu) altura em que se desligou o enorme foco que iluminava (sky light) o céu e que tinha ido buscar propositadamente a Coimbra.
Vou aproveitar para agradecer ao Vitor, ao Tuca, "Graveto", ao Helder PImenta, Missas, João Pedro, Nádia, Carla, Sadan, Diogo, tio Abel, ao meu pai e a todos os elementos da direcção do Burgo pela ajuda que deram para o suceso do evento ( peço desculpa se me esqueci de alguém em particular).
Este ano deverá haver mais......

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Vila Real


Saudações,

hoje decidi escrever sobre a cidade de Vila Real, Trás-os-Montes e Alto Douro.
Vila Real foi e é a cidade onde passo uma grande parte do meu tempo por imperativo dos estudos académicos, visto ser aqui nesta cidade onde me encontro a estudar na UTAD- Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro.
Vila Real é capital de distrito e por seu lado, também me parece ser a capital de Trás-os-Montes, lugar esse que disputa afincadamente com Bragança. É uma cidade com cerca de 370 Km2, e com uma população de cerca de 50 mil habitantes. Adquiriu a designação de cidade em 1926. Como personagens ligadas à história desta cidade temos Camilo Castelo Branco, general Carvalho Araújo (heroi da I grande guerra) e Diogo Cão (navegador português); estas serão por ventura as mais conhecida num rol de muitas outras.
A minha ligação com Vila Real começou +- em 1999/2000 altura em que para cá vim estudar.
No meu ponto de vista a cidade está num actual proceso de evolução a todos os níveis; no entanto quando para cá vim pela primeira vez, a cidade pareceu-me fria ( no sentido directo da expressão e no sentido metafórico), mal estruturada, com poucos atractivos para os jovens, e acima de tudo uma cidade que dependia muito da sua universidade ( maior entidade empregadora da região) mas que não sabia reconhecer esse mesmo valor à universidade. Esse afastamento universidade/cidade a meu ver ainda hoje se denota .
É uma cidade que fica na 2ª/3ª linha no patamar das grandes cidades portuguesas, onde não se denota ainda o stress típico das grandes cidades e onde as suas gentes ainda gozam de uma acalmia e pacatez muito saudáveis e louváveis.
Nos últimos 5 anos Vila Real tem progredido rumo a um futuro melhor e, a meu ver, mais equilibrado. Foi inaugurado um excelente Teatro Municipal (dos melhores do país), foram criados espaço de lazer que escasseavam pela cidade, foi construído uma moderno shopping pertencente ao grupo Amorim - Dolce vita- para dar resposta ás necessidades comercias dos locais e forasteiros, surgiram novos cinemas (durante muitos anos existiu somente uma sala de cinema e bastante antiga); parece-me que se tem tido mais atenção no ordenamento do território e na construção de novos edificios ( se há uma coisa que Vila Real de à 5 anos não pode afirmar é que era uma cidade bonita e atractiva) existem alguns edificos espalhados pêla cidade que são dificil explicação como por ali nasceram.....
Eu, pessoalmente, aprendi a gostar um pouco mais de Vila Real. Não é concerteza a cidade ideal nem aquela em que me revejo particularmente, mas penso que é uma cidade que tem procurado cativar todos quanto aqui estudam e vivem. Surgiram novas ofertas para os jovens (teatros, cinemas, bares, discotecas), e a adminsitração local tem procurado cativar as pessoas para a sua cidade.
Para os que leram isto e se por ventura se deslocarem até Vila Real entre muitos outros conselhos tenho:
-Atenção à viagem e ao traçado sinuoso do IP4 ( se fôr por aqui que se desloquem)
-Visitem o Palácio de Mateus e os seus Jardins
- Visitem a Serra do Marão e Alvão ( as fisgas são um sitío ao qual têm de ir)
- Conheçam o campus universitário
- Vão à pastelaria Gomes lanchar (não se esqueçam de provar os covilhetes)
-O jantar pode ser realizado em restaurantes como : Terras de Montanha (o meu favorito) Pucarinhos, Grill, Adega do Sr. Vinho entre muitos outros, e saboreiem um Joelho de Porca no forno, um bacalhau com broa ou uma posta Maronesa.
- A noite em Vila Real continua no Pioledo (local para onde conflui a maior parte dos estudantes) e depois por exemplo e dependendo da noite, na discoteca minister ou look´s.
Aqui está um breve roteiro para um ou dois dias em Vila Real, visto não por um natural da cidade, mas por alguém que não se considera também um forasteiro......Vila Real, devido às experiências que aqui vivi e aos amigos que aqui fiz , ficará obrigatoriamente na história a minha vida.

saudações virtuais

terça-feira, janeiro 10, 2006

Sax


Saudações,

hoje vou escrever sobre uma coisa que gosto de fazer, ou melhor tocar, e que venho fazendo à uns 7/8 anos a esta parte: O Saxofone

O saxofone é uns instrumento relativamente recente, quando comparado com outros isntrumentos como violino, flauta, etc.... o saxofone foi inventado em 1846 por Adolph Sax ( daí adviro seu actual nome), que era um músico e construtor belga.
O Saxofone é o nome comum de uma familia de Saxofones que engloba, e do instrumento com registo mais grave para o mais agudo, o sax Baixo, o sax Baritono, o Sax Tenor, o Sax Alto (o meu), o sax soprano, e o sax Sopranino.
É uns instrumento que pela sua "tenra idade" só bem à pouco tempo começou a ser difundido na música mundial, e só a bem pouco tempo se começou a compôr especificamente para sax.
É um instrumento muito ligado e associado a alguns estilos musicais, entre os quais se destaca o Jazz; entre os saxofonistas mas conhecidos e que contribuiram para o desenvolvimento da música em saxofone estão Charlie Parker, Cole POrter, Stan Guetz, entre muito outros que agora não me ocorrem devido estar a escrever de improviso...podem sempre pesquisar.....
Após este breve resumo histórico do saxofone, vou tentar agora fazer um breve resumo da "minha história no sax".
Bem, a minha ligação com a música começou bem cedo quando comecei a ter aulas de acordeão na "florinda"; andei lá uns anitos, aprendi alguma coisa mas depois abandonei muito em parte devido ao futebol... mas isso é outra história.
Depois por volta dos 17 anos, e influenciado por vários colegas meus que tinham aderido à nova Banda Musical de Figueiredo ( da qual hei-de falar num futuro post) que estava a tentar renascer das cinzas após um interregno de alguns anos. Lá fui eu a um ensaio. naquela altura estava bastante em voga um cd de um saxofonista chamado Kenny G (hoje não admiro especialmente) e então decidi que se fosse para a banda queria tocar o mesmo instrumento. Tão pouco devia saber o nome do instrumento.
Lá fui ao ensaio e deparei-me perante uma personagem mítica da "nova" Banda Musical de Figueiredo: o senhor Almerindo Pinheiro ( outra personagem abordar num futuro post).
Lá fiz alguma teoria musical da qual já tinha algumas bases, e na hora de escolher o instrumento como não existia nenhum sax soprano (instrumento tocado pelo Kenny G) livre, lá me calhou o saxofone alto.... e assim começou.
Comecei a participar nos ensaios e actuações da banda.
Futuramente fui para a faculdade em Vila Real... e decidi que queria estudar e aprender um pouco mais de saxofone. Inscrevi-me então numa escola de música oficial, já que em vila real não existia academia nem conservatório
Neste momento estou a realizar o 5º grau do curso de saxofone no Conservatório Regional de Musica de Vila Real, que entretanto abriu.
Bem, para finalizar: o saxofone é uns instrumento que me mostrou novos horizontes na musica; não me considero nenhum virtuoso, sei perfeitamente que não dedico o tempo que devia ao estudo (quer por falta de tempo quer por falta de vontade); não tenho ambições em ser saxofonista profissional. No entanto procuro fazer o meu melhor e apresentar alguma evolução musical ao longo dos tempo....muito mais havia para escrever, mas já estou farto. por hoje chega! eh eh eh

P.S. Vou mas é tocar um pouco de sax que tenho aula hoje e ainda não estudei nada!

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Cinema

Saudações,

ontem 8 de Janeiro 2006 foi um domingo em que não fiz praticamente nada, limitei-me a ficar em casa a ver televisão e como diria um bom amigo meu, a "vegetar"....

De tarde fiquei em casa à procura de um bom filme para ver na tv, no entanto a qualidade dos filmes que estava a dar nas 3 televisões nenelaristas era tão má que desde logo desisti (RTP-um filme com um dragão que falava, na Tvi- estava a dar a Múmia pela 37 vez, e na sic não me recordo muito bem mas era algo dentro do mesmo estilo)... fui então tentar os canais da tv Cabo e mais propriamente os Lusomendo, na tentativa de encontrar algo que me agradasse...acabei por perder o tempo todo no zapping sem ver nenhum filme/programa em particular.... é que o Zapping da Tv digital é chato e moroso, pois existem aqueles irritantes segundos que medeiam a tansição entre um canal e outro....mas que é que esotu apra aqui a dizer, devia estar calado e dar-me por sortudo por ter a Tv Cabo, que me oferecere um grande variedade de canais temáticos... mas que é diferente a Tv por cabo e a tv digital, lá isso é...... lol
Bem, no fim da tarde lá acabei por ver em DVD o filme de animação "Chicken Little".... bem, ver não sei se foi bem o termo, já que adormeci exatamente 10 minutos antes do final.... mas fiquei a perceber a história.... já é alguma coisa!!!!Já que se fala de Tv e de filmes, o meu preferido e pessoalemente o melhor filme do cinema é: Braveheart
BraveHeart foi um filme realizado em 1995 por Mel Gibson, onde desempenha também o papel de actor principal..foi vencedor de 5 óscares da Academia...


Sinopse: Braveheart é baseado na vida lendária de Sir William Wallace, um rebelde escocês que encorajou e liderou o seu clã na luta contra a tirania do Rei Eduardo I, no século XIII. Wallace, começando por liderar poucos patriotas famintos, acabou por organizar um exército de guerreiros, sedentos de liberdade. Com ele, os escoceses recuperaram a esperança que levaria a Escócia a ser livre para sempre.
Actores: Mel Gibson, Sophie Marceau, Pactrick McGoohan, Catherine McCormack
Realizador: Mel Gibson
País origem: EUA
Género: Acção, Clássico, Drama, Guerra
Ano: 1995
Duração: 171 min.
Idade: M/12

sábado, janeiro 07, 2006

I Fim de Semana académico de Arouca

Post V

Saudações,

Hoje foi a (re) inauguração do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Arouca feita com toda a poupa e circunstância. Fica aqui a informação, pois como não estive pouco mais posso acrescentar.

Como disse no último post´s vou aproveitar para relembrar alguns dos momentos que marcaram o meu ano de 2005.....
Como estou numa fase em que surge de novo o projecto do Fim de Semana Académico de Arouca, que no ano transacto conseguiu superar em muito as minhas/nossas (A3) melhores expectativas, vou relembrar aqui em foto esse mesmo evento.
Em 2005, realizou-se um jantar académico com cerca de 250 estudantes e um encontro de tunas onde estiveram cerca de 700 pessoas.... números que que me levaram a ponderar e aceitar o desafio de participar na organização de uma nova edição.
Já sei que aí vem muito trabalho e muitas dores de cabeça, mas espero que com ajuda de todos, valha a pena....aí está o II Fim de Semana Académico de Arouca














Sala onde decorreu o Jantar Académico A Transmontuna a actuar no I Encontro de Tunas

II Fim de Semana Académico de Arouca : 24 e 25 de Fevereiro de 2006

Saudações virtuais

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Parabéns

post IV

Parabéns a vocês, nesta data queria, muitas felicidades, outros tantos anos de vida.....

2 de Janeiro de 1926

É verdade a Defesa faz 80 anos... idade já digna duma respeitável e sábia senhora... que muito aprendeu ao longo da sua vida e que muito tem para contar...as suas páginas encerram e contam muitas das mais belas estórias de Arouca mas também algumas das calamidades que assolaram o nosso concelho.
Uma coisa estou certo- se é que posso falar de certeza com os meus 24 anos perante uma senhora e tal idade- a Defesa sempre procurou "defender" os valores da nossa Terra.
Foram já alguns o seus directores, foram muitos os que já para lá se atreveram a escrever algum artigo - incluindo eu- foram muitas as fotos, reportagens, anúncios, convocatórias, crónicas, que lá se publicaram. A Defesa é sem dúvida alguma o Jornal de Arouca que realiza o verdadeiro serviço público em terras de Santa Mafalda, e só por esta razão já merecia toda a nossa admiraçõa e apreço.
Mas como é da "praxe" quando se comemora um aniversário costuman-se ofercer presentes, como prova da nossa admiração pelo aniversariante; pois eu pensei, e repensei o que haveria de oferecer a tão digna Senhora - só porque me lembrei aconselho um livro cahamado A Senhora-, mas continunado o que deveria oferecer a esta anciã do nosso concelho.....
Normalmente pautamos as nossas escolhas no que toca ao presente a oferecer pelos gostos e necessidades que pensamos que a pessoas em causa pode ter.
Ora bem ora o meu presente para a Defesa seria- digo seria porque é uma coisa que não está ao meu alcance-um novo director/chefe de redacção.
As pessoas que actualemte se encontram à frente da Defesa, das quais destaco o Sr.António Azevedo Brandão e o Sr.Arlindo Matos (talvez o seu maior apaixonado) entre todas as outras ( que não são muitas que compoem aquele jornal) são pessoas extremamente capazes, com um grande valor e um grande profissionalismo... não estou a colocar isso em questão.
No entanto nos tempos que correm, parece-me que a Defesa precisa de dar uma volta ao nível editorial de 90º graus. Uma mudança de grafismo, de temas de reportagem, acima de tudo a Defesa precisa de entrar definitivamente no século XXI, na era da internet.....
Sabiam que muitas das vezes é necessário mandar um artigo/reportagem com mais de uma semana de antecedência para que ele seja publicado ....isto num jornal semanário é quase ridículo.
Por exemplo agora andei à procura de uma imagem da Defesa na net, para colocar aqui no meu post e nada.... até pode existir mas só o facto de ser dificil de encontrar já é um sinal de como a defesa está um pouco estagnada no tempo
Mas hoje é dia de Festa!!! Ignoremos por hoje as coisas más e elevem-se as boas....portanto as minhas maiores felicitações à nossa DEFESA DE AROUCA.

Saudações virtuais

P.S. Nos próximos post´s vou tentar colocar alguns dos momentos que marcaram o meu ano de 2005.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Arouca.biz

post III

Saudações:

porque foi na net que surgiu "o nick" santoaleixo com o qual me indentifico actualmente, e porque é a net uma realidade da vida de todos nós, que hoje decidi escrever sobre a net.
Não sobre a net em geral, mas sobre um site em particular. A par como o meu e-mail ( que não partilhar :) )existe um conjunto de 5 a 6 sites que visito regularmente, ou melhor praticamente todas as vezes que venho à net.....um deles, é sobre ele que vou escrever hoje, é o arouca.biz.
É um site que surgiu da carolice de um amigo meu que conheço desde infância, o Gato, mas que a meu ver desempenha um papel proponderante na manutenção de Arouca no mapa da internet e do mundo real....
Não é bem um site, é mais um portal, onde podemos aceder às mais variadas informações sobre o concelho de Arouca, sobre o país e o mundo.
O portal surgiu a colmatar uma lacuna deixada pelo portal aroucanet, um portal anterior a este que começou com todo o fulgor e que foi perdendo força e renovação com o passar dos tempos, deixadndo muita gente desiludida com a atitude dos seus administradores.... espero e desejo que o mesmo não suceda ao arouca.biz.
O trabalho que tem vindo a ser feito é bom e espero que tenha têndencias a melhorar... boa sorte ao administrador, e felicitações a todos quantos visitam este portal e permitem que este projecto tenha "pernas para navegar"...

www.arouca.biz

saudações virtuais

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Santo Aleixo


Bem, para segundo dia de existência do meu blog achei interessante dar a conhecer alguma das realidades associadas ao nome Santo Aleixo, no verdadeiro sentido da palavra. O seu a seu dono.

Assim, Santo Aleixo poderá porventura referir-se:

- A um Santo da igreja católica romana beatificado em 1217

-Uma aldeia do concelho de Monforte no Alentejo

-Bonecos, tipo marionetes, tradicionais do Alentejo, mas mas que correm o mundo em demonstrações e espectáculos

-Ilha Deserta pertencente ao Brasil, relativamente perto da cidade de Porto de Galinhas, dedicada a fins turísticos

-Lugar da Frequesia do Burgo, Arouca....

Estas são aquelas situações que eu conheço às quais o nome Santo Aleixo está associado, uma simples curiosidade que acheipor bem partilhar....

Ah... Santo Aleixo é também o nome do meu Blog e a minha identificação na internet..... Abraço

terça-feira, janeiro 03, 2006

E assim começa.....

E assim começa a minha aventura nos blogs; sinceramente não sei se vai ser para durar muito ou não, no entanto e para ser sincero, não me estou a preocupar muito com isso....
Está criado o blog santoaleixo....na virtualidade do real....entendi ser uma boa expressão, mas sinceramente não sei se a mais correcta.... isto porque tudo o que aqui escrever apesar de o fazer da forma o mais real e sincera possível no momento, nunca do deixará de ser virtual...preso nas redes infinitas da internet....
não me ocorre mais nada neste momento, será o primeiro sinal de denânimo perante o blog?????
Não vou escrever mais........pelo menos por hoje