santoaleixo

quinta-feira, março 06, 2008

Estórias


Há uns anos atrás em visita ao Brasil com a TransmonTuna, mais particularmente à cidade do Rio de Janeiro, sucedeu a seguinte situação que tão caricata considero que a narrarei hoje aqui (a presente recordação advém do diálogo que tive recentemente com um amigo que me interpelava um pouco em tom de brincadeira sobre o facto da existência de um Arouquense em cada canto de Portugal).
Facto 1:O estado do Rio de Janeiro tem cerca de 11.000.000 de habitantes.
Como disse, estava em visita ao Rio com um grupo de amigos e num desses dias de passeios turísticos optamos por almoçar no centro do Rio de Janeiro.
Facto 2:Uma pizzaria assomou-se como uma boa escolha para aquietar os nossos estômagos famintos. Oferecia como especialidade da casa rodízio de massas. Era mesmo isso.
Entramos, sentamo-nos à mesa e fomos gentilmente atendidos pelo empregado.
1ª-supresa: O empregado verificando que éramos um grupo de “patrícios” fez logo questão de anunciar que o proprietário daquele estabelecimento era também português e que não tardaria a ir chamá-lo, que este teria muito gosto em travar alguma conversa connosco. No meio do Rio, uma pizzaria, restaurante tipicamente italiano, tinha que ter como dono um português!!!

2ª Surpresa: Efectuamos o pedido para o almoço e entretanto aparece o dono do estabelecimento. Uma pessoa muito simpático e que fez questão de nos demonstrar a satisfação que tinha da nossa presença naquele local. Tratamos de nos apresentar, pessoalmente, e ao grupo TT, e o proprietário do estabelecimento fez o mesmo.
Ora começou assim: o meu nome é XXXX (não me recordo concretamente do nome do senhor), emigrei para o Brasil á Y anos, sou natural de uma pequena terra no norte de Portugal, perto do Porto mas pertencente ao distrito de Aveiro.
TT ( em conjunto): Como se chama?

Proprietário do restaurante: AROUCA
Não queríamos acreditar e foi a hilaridade total: do outro lado do oceano, no meio de uma cidade de 11.000.000 habitante, num restaurante tipicamente italiano e completamente escolhido ao acaso o proprietário era AROUQUENSE.
A partir desse momento todos os meus colegas se convenceram que Arouca era efectivamente a capital do universo!!!! E que existe um Arouquense em cada canto do mundo!!!!!


P.S: Ao longo da conversa que se seguiu fiquei a saber que o senhor era mais especificamente natural do lugar de Covêlo de Paivô, o que a mim arouquense, ainda se apresentou como mais um pormenor delicioso desta estória.

Etiquetas: , ,