santoaleixo

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Parabéns

post IV

Parabéns a vocês, nesta data queria, muitas felicidades, outros tantos anos de vida.....

2 de Janeiro de 1926

É verdade a Defesa faz 80 anos... idade já digna duma respeitável e sábia senhora... que muito aprendeu ao longo da sua vida e que muito tem para contar...as suas páginas encerram e contam muitas das mais belas estórias de Arouca mas também algumas das calamidades que assolaram o nosso concelho.
Uma coisa estou certo- se é que posso falar de certeza com os meus 24 anos perante uma senhora e tal idade- a Defesa sempre procurou "defender" os valores da nossa Terra.
Foram já alguns o seus directores, foram muitos os que já para lá se atreveram a escrever algum artigo - incluindo eu- foram muitas as fotos, reportagens, anúncios, convocatórias, crónicas, que lá se publicaram. A Defesa é sem dúvida alguma o Jornal de Arouca que realiza o verdadeiro serviço público em terras de Santa Mafalda, e só por esta razão já merecia toda a nossa admiraçõa e apreço.
Mas como é da "praxe" quando se comemora um aniversário costuman-se ofercer presentes, como prova da nossa admiração pelo aniversariante; pois eu pensei, e repensei o que haveria de oferecer a tão digna Senhora - só porque me lembrei aconselho um livro cahamado A Senhora-, mas continunado o que deveria oferecer a esta anciã do nosso concelho.....
Normalmente pautamos as nossas escolhas no que toca ao presente a oferecer pelos gostos e necessidades que pensamos que a pessoas em causa pode ter.
Ora bem ora o meu presente para a Defesa seria- digo seria porque é uma coisa que não está ao meu alcance-um novo director/chefe de redacção.
As pessoas que actualemte se encontram à frente da Defesa, das quais destaco o Sr.António Azevedo Brandão e o Sr.Arlindo Matos (talvez o seu maior apaixonado) entre todas as outras ( que não são muitas que compoem aquele jornal) são pessoas extremamente capazes, com um grande valor e um grande profissionalismo... não estou a colocar isso em questão.
No entanto nos tempos que correm, parece-me que a Defesa precisa de dar uma volta ao nível editorial de 90º graus. Uma mudança de grafismo, de temas de reportagem, acima de tudo a Defesa precisa de entrar definitivamente no século XXI, na era da internet.....
Sabiam que muitas das vezes é necessário mandar um artigo/reportagem com mais de uma semana de antecedência para que ele seja publicado ....isto num jornal semanário é quase ridículo.
Por exemplo agora andei à procura de uma imagem da Defesa na net, para colocar aqui no meu post e nada.... até pode existir mas só o facto de ser dificil de encontrar já é um sinal de como a defesa está um pouco estagnada no tempo
Mas hoje é dia de Festa!!! Ignoremos por hoje as coisas más e elevem-se as boas....portanto as minhas maiores felicitações à nossa DEFESA DE AROUCA.

Saudações virtuais

P.S. Nos próximos post´s vou tentar colocar alguns dos momentos que marcaram o meu ano de 2005.