santoaleixo

terça-feira, janeiro 10, 2006

Sax


Saudações,

hoje vou escrever sobre uma coisa que gosto de fazer, ou melhor tocar, e que venho fazendo à uns 7/8 anos a esta parte: O Saxofone

O saxofone é uns instrumento relativamente recente, quando comparado com outros isntrumentos como violino, flauta, etc.... o saxofone foi inventado em 1846 por Adolph Sax ( daí adviro seu actual nome), que era um músico e construtor belga.
O Saxofone é o nome comum de uma familia de Saxofones que engloba, e do instrumento com registo mais grave para o mais agudo, o sax Baixo, o sax Baritono, o Sax Tenor, o Sax Alto (o meu), o sax soprano, e o sax Sopranino.
É uns instrumento que pela sua "tenra idade" só bem à pouco tempo começou a ser difundido na música mundial, e só a bem pouco tempo se começou a compôr especificamente para sax.
É um instrumento muito ligado e associado a alguns estilos musicais, entre os quais se destaca o Jazz; entre os saxofonistas mas conhecidos e que contribuiram para o desenvolvimento da música em saxofone estão Charlie Parker, Cole POrter, Stan Guetz, entre muito outros que agora não me ocorrem devido estar a escrever de improviso...podem sempre pesquisar.....
Após este breve resumo histórico do saxofone, vou tentar agora fazer um breve resumo da "minha história no sax".
Bem, a minha ligação com a música começou bem cedo quando comecei a ter aulas de acordeão na "florinda"; andei lá uns anitos, aprendi alguma coisa mas depois abandonei muito em parte devido ao futebol... mas isso é outra história.
Depois por volta dos 17 anos, e influenciado por vários colegas meus que tinham aderido à nova Banda Musical de Figueiredo ( da qual hei-de falar num futuro post) que estava a tentar renascer das cinzas após um interregno de alguns anos. Lá fui eu a um ensaio. naquela altura estava bastante em voga um cd de um saxofonista chamado Kenny G (hoje não admiro especialmente) e então decidi que se fosse para a banda queria tocar o mesmo instrumento. Tão pouco devia saber o nome do instrumento.
Lá fui ao ensaio e deparei-me perante uma personagem mítica da "nova" Banda Musical de Figueiredo: o senhor Almerindo Pinheiro ( outra personagem abordar num futuro post).
Lá fiz alguma teoria musical da qual já tinha algumas bases, e na hora de escolher o instrumento como não existia nenhum sax soprano (instrumento tocado pelo Kenny G) livre, lá me calhou o saxofone alto.... e assim começou.
Comecei a participar nos ensaios e actuações da banda.
Futuramente fui para a faculdade em Vila Real... e decidi que queria estudar e aprender um pouco mais de saxofone. Inscrevi-me então numa escola de música oficial, já que em vila real não existia academia nem conservatório
Neste momento estou a realizar o 5º grau do curso de saxofone no Conservatório Regional de Musica de Vila Real, que entretanto abriu.
Bem, para finalizar: o saxofone é uns instrumento que me mostrou novos horizontes na musica; não me considero nenhum virtuoso, sei perfeitamente que não dedico o tempo que devia ao estudo (quer por falta de tempo quer por falta de vontade); não tenho ambições em ser saxofonista profissional. No entanto procuro fazer o meu melhor e apresentar alguma evolução musical ao longo dos tempo....muito mais havia para escrever, mas já estou farto. por hoje chega! eh eh eh

P.S. Vou mas é tocar um pouco de sax que tenho aula hoje e ainda não estudei nada!