santoaleixo

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Vila Real


Saudações,

hoje decidi escrever sobre a cidade de Vila Real, Trás-os-Montes e Alto Douro.
Vila Real foi e é a cidade onde passo uma grande parte do meu tempo por imperativo dos estudos académicos, visto ser aqui nesta cidade onde me encontro a estudar na UTAD- Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro.
Vila Real é capital de distrito e por seu lado, também me parece ser a capital de Trás-os-Montes, lugar esse que disputa afincadamente com Bragança. É uma cidade com cerca de 370 Km2, e com uma população de cerca de 50 mil habitantes. Adquiriu a designação de cidade em 1926. Como personagens ligadas à história desta cidade temos Camilo Castelo Branco, general Carvalho Araújo (heroi da I grande guerra) e Diogo Cão (navegador português); estas serão por ventura as mais conhecida num rol de muitas outras.
A minha ligação com Vila Real começou +- em 1999/2000 altura em que para cá vim estudar.
No meu ponto de vista a cidade está num actual proceso de evolução a todos os níveis; no entanto quando para cá vim pela primeira vez, a cidade pareceu-me fria ( no sentido directo da expressão e no sentido metafórico), mal estruturada, com poucos atractivos para os jovens, e acima de tudo uma cidade que dependia muito da sua universidade ( maior entidade empregadora da região) mas que não sabia reconhecer esse mesmo valor à universidade. Esse afastamento universidade/cidade a meu ver ainda hoje se denota .
É uma cidade que fica na 2ª/3ª linha no patamar das grandes cidades portuguesas, onde não se denota ainda o stress típico das grandes cidades e onde as suas gentes ainda gozam de uma acalmia e pacatez muito saudáveis e louváveis.
Nos últimos 5 anos Vila Real tem progredido rumo a um futuro melhor e, a meu ver, mais equilibrado. Foi inaugurado um excelente Teatro Municipal (dos melhores do país), foram criados espaço de lazer que escasseavam pela cidade, foi construído uma moderno shopping pertencente ao grupo Amorim - Dolce vita- para dar resposta ás necessidades comercias dos locais e forasteiros, surgiram novos cinemas (durante muitos anos existiu somente uma sala de cinema e bastante antiga); parece-me que se tem tido mais atenção no ordenamento do território e na construção de novos edificios ( se há uma coisa que Vila Real de à 5 anos não pode afirmar é que era uma cidade bonita e atractiva) existem alguns edificos espalhados pêla cidade que são dificil explicação como por ali nasceram.....
Eu, pessoalmente, aprendi a gostar um pouco mais de Vila Real. Não é concerteza a cidade ideal nem aquela em que me revejo particularmente, mas penso que é uma cidade que tem procurado cativar todos quanto aqui estudam e vivem. Surgiram novas ofertas para os jovens (teatros, cinemas, bares, discotecas), e a adminsitração local tem procurado cativar as pessoas para a sua cidade.
Para os que leram isto e se por ventura se deslocarem até Vila Real entre muitos outros conselhos tenho:
-Atenção à viagem e ao traçado sinuoso do IP4 ( se fôr por aqui que se desloquem)
-Visitem o Palácio de Mateus e os seus Jardins
- Visitem a Serra do Marão e Alvão ( as fisgas são um sitío ao qual têm de ir)
- Conheçam o campus universitário
- Vão à pastelaria Gomes lanchar (não se esqueçam de provar os covilhetes)
-O jantar pode ser realizado em restaurantes como : Terras de Montanha (o meu favorito) Pucarinhos, Grill, Adega do Sr. Vinho entre muitos outros, e saboreiem um Joelho de Porca no forno, um bacalhau com broa ou uma posta Maronesa.
- A noite em Vila Real continua no Pioledo (local para onde conflui a maior parte dos estudantes) e depois por exemplo e dependendo da noite, na discoteca minister ou look´s.
Aqui está um breve roteiro para um ou dois dias em Vila Real, visto não por um natural da cidade, mas por alguém que não se considera também um forasteiro......Vila Real, devido às experiências que aqui vivi e aos amigos que aqui fiz , ficará obrigatoriamente na história a minha vida.

saudações virtuais