santoaleixo

terça-feira, janeiro 17, 2006

Livros


saudações,

neste post decidi falar sobre livros, mais particularmente sobre os dois livros que li este fim de semana passado: Conspiração de Dan Brown e Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda de Arouca . Livros em tudo diferentes e distintos.
A Conspiração é um livro que na senda do sucesso de Código de Da VInci (que li) e Anjos e Demónios (não li) é um best seller de vendas em todo mundo. Para mim, tal como tinha sido o Código, foi viciante. Um livro que quando se inicia existe uma procura constante sobre todo o enredo que consta na história. Dan Brown tem uma forma de escrever "por pequenos capítulos" o que no meu entender facilita a leitura de livros com 500 ou mais páginas, que por vezes se tornam demasiandamente "maçudos". Não foi este o caso de Conspiração.
Conspiração aborda a temas relacionados com a política e segurança norte Americana, envolvendo assuntos delicados como a NASA (e o seu astronómico orçamento) as agências de investigação secretas, a eleição para a presidência da republica e todo o jogo sujo que isso implica, as forças especiais americanas e toda a sua logistíca, e muito mais..... tem como linha que define toda a história uma personagem Rachel Sexton que se vê envolvida numa missão secreta de "vida extraterrestre" e que vai ter que desvendar uma grandiosa conspiração.
Adoro a forma verídica, promenorizada e corretca como o autor descreve todos os objectos, lugares e situações onde decorre a história fictícia ( única parte não verídica) criada para dar lugar a este livro. Aconselho a sua leitura. É um livro da moda, mas tem adjectivos e qualidades mais que suficientes, a meu ver, para o ser.
A Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda é um livro editado em 2005, e que tem como autor o professor e historiador arouquense Afonso Costa Santos Veiga.
Ao contrário da Conspiração, que terminei a sua leitura ao longo do fim de semana sendo um livro que já vinha lendo a alguns dias , este li-o integralmente no fim de semana.
Um livro interessante, aliás como todos os que a RIRSMA tem vindo a publicar ao longo dos anos. É um livro onde nos é dado a conhecer todas as personagens e situações que fizeram e fazem a história da RIRSMA, desde a sua fundação em 10 de Julho de 1886, até aos dias de hoje. Atravessando a história da RIRSMA atravessamos também a história de Arouca. Muitas figuras históricas que me eram totalmente ou parcialmente desconhecidas, foram aqui apresentadas como importantes vultos da cultura e obra Arouquense. As várias mesas da RIRSMA, os seus juizes, secretários e tesoureiros, os muitos irmãos que dela fizeram e fazem parte......
É um livro interessante, no entanto a meu ver com muitas páginas a "ocupar espaço"; existem um sem número de páginas onde nos são apresentados documentos históricos manuscritos de incalculável valor que ao serem impressos neste livro se tornam particamente imperceptiveis e fúteis....comprendo o seu lugar na história, mas ter folhas onde não conseguimos decifrar nada mais do que simples caligrafia onde não se distingue as palavras não me parece positivo num livro.... é exemplo disso os primeiros estatutos da RIRSMA que aqui são completamente ilegíveis. Mas não é por este e outros pequenos promenores que a obra não deixa de ter um grande valor. Gsotei de ler. Fiquei a saber mais sobre Arouca as suas gentes e fiquei também, por estranho que pareça, com vontade de me fazer irmão da RIRSMA (ainda tenho que me informar melhor e conhecer melhor a situação actual)... eh eh eh... poderá ser a febre da pós leitura!!!!
Fiquei também com uma curiosidade aguçada sobre uma figura que faz parte da história Arouquense, da qual eu já tinha conhecimento, mas que após ler este livro me suscitou ainda maior admiração e curiosidade: a última criada do convento, Maria Rosa do Sacramento... .....

saudações virtuais