santoaleixo

quarta-feira, maio 31, 2006

Portugal é a selecção Nacional!!

Saudações,

Portugal é a selecção Nacional!!


Li esta afirmação num artigo de um jornal diário português e fiquei a cogitar sobre ela.
Ela foi escrita num enquadramento em que se fazia referência a que a única coisa que verdadeiramente unia os portugueses e os fazia remar todos no mesmo é a selecção nacional. Tudo o resto é cada um por si! Não queremos saber dos problemas do país Portugal, queremos é resolver os nossos! O que nos interessa a nós portugueses que estejamos cada vez mais na cauda do pelotão Europeu, logo que a selecção ganhe! O que nos importa a nós que a corrupção esteja instalada em todo quanto é poder em Portugal, desde que a selecção ganhe! O que nos interessa que a política actual, a que hoje se pratica, esteja completamente descredibilizada e que o que hoje se diz amanhã já não é verdade, que só eu tenho razão e tudo o que os outros fazem está mal, desde que a selecção ganhe! E o sistema judicial; anos e anos à espera de julgamentos que acabam por prescrever, mas não importa enquanto isso vai-se torcendo para que a selecção ganhe! E a economia portuguesa, cada um rema para o seu lado para ver quem consegue chegar primeiro, cada um com as suas manobras tecnicistas esquecendo completamente a famosa frase tantas vezes dita e redita “ a união faz a força”; é tão bonito dizer isto em frente das câmeras e num púlpito, mas depois vamos é olhar para o nosso umbigo e esperar que a selecção ganhe! E para ter saúde de qualidade e com a brevidade necessária; pois é, tenho que pagar, mas não faz mal desde que na clínica privada haja uma televisão com sport TV para ver a selecção ganhar! E depois de todas estas interrogações a que a mim mesmo coloquei, cheguei a uma questão final que me parece de todo interessante:
E se a selecção não ganhar?

quinta-feira, maio 25, 2006

Eu vou........e tu?

Saudações,



segunda-feira, maio 22, 2006

Ó xô Guarda!

Saudações,
Estereotipar não será por ventura uma obrigação ou necessidade da sociedade actual, até porque a linha ténue que existe entre o estereótipo e o preconceito, por vezes dissimula-se e estas duas definições por vezes confundem-se. No entanto, e perdoem-me a falácia, hoje vou ter que brincar um pouco com a situação, ou melhor, não é bem com a situação, mas sim com o senhor agente, a estereotipização / generalização que dele se vem fazendo ao longo dos tempos.
Estamos todos habituados a que se construam piadas e momentos humorísticos baseados nos nossos agentes da G.N.R. Aquele senhor de bigode farfalhudo, com as suas bochechas rosadas, e com a fatiota toda engomada já faz parte do quotidiano humorístico de todos nós.
Pois, e independentemente das suas capacidades profissionais e da sua dedicação à causa pública não ser colocada em causa, esta fotografia tirada no dia 20 de Maio no estádio municipal de Arouca, personifica aquela personagem que fomos criando ao longo do tempo do xô agente.
Olha só para ele sempre pronto a uma corridinha atrás do ladrão/criminoso mais astuto…. Mas ouvi dizer que tinha uma grande pontaria! Eh eh eh…

Seriamente na boa…

P.S. Cabe-me agora dizer também que se o visado por ventura se sentir ofendido ou lesado pelo presente texto o poderá transmitir que desde logo apresentarei as minhas desculpas e retirarei o post.

sábado, maio 20, 2006

O Sr. Abade!!!!


Saudações,

pois hoje vou dedicar-me à escrita sobre aquela personagem que fez, faz ou fará parte da vivência de muitos de nós: o senhor abade!!!
Antes de mais devo começar por fazer referência a institucionalização que se foi realizando ao longo dos séculos da personagem do abade…. Lá vem o senhor abade- diziam ou sussurravam as velhinhas à porta da igreja! Como que uma aura se criasse com a presença de tal pessoa! Pois eu vou hoje tentar explicar, à face do meu pensamento e dos meus olhos, a forma como vejo o senhor abade!
Antes de mais devo começar por dizer que acho que um abade enquanto profissão na generalidade dos casos, apresentasse hoje como um reflexo da igreja; ou seja parado e estagnado no tempo, com uma visão muito redutora e fechada sobre si mesmo da sociedade actual! Como em tudo existem excepções e surgem por aqui e por ali “senhores abades” com uma mente mais realista e interactiva para com a sociedade e suas vivências, excepções essas das quais já tive a oportunidade de conhecer e comprovar.
Mas o senhor abade faz parte da minha infância! A visão que tenho daquele senhor com uma “batina” preta e colarinho branco que me acompanhava quer nos finais de tarde na catequese, quer aos domingos nas missas dominicais ou no compasso na altura da Páscoa, entre muitas outras situações as quais não vou aqui referenciar, ficarão guardadas na minha memória no baú das recordações de infância. Isto é já um ponto a favor do senhor abade.!!! mas.....
Uma das grandes diferenças entre a infância e a idade adulta será talvez a capacidade de questionar certas e determinadas atitudes e realidades! O querer saber o porquê das coisas!!!
Pois eu agora relativamente ao senhor abade em particular tenho alguns porquês a efectuar:
1.Porquê o senhor abade não se casa e não tem filhos (legítimos) como os outros homens. Pois a mim parece-me que não existiria nenhum contraponto entre o seu actual dever para com a transmissão da palavra de Deus e da igreja e uma potencial família.
2. Porquê é que na missa só o senhor abade é que fala! Tem sempre razão naquilo que diz?? Pois cá para mim penso que um (multi)álogo em vez de um monólogo seria vantajoso para ambas as partes!
3 Porquê os senhores abades, principalmente os mais jovens, não expõem o seu pensamento e opinião critica sobre determinados assuntos da sociedade mesmo que a sua opinião pessoal vá contra a sua igreja e hierarquia retrógrada e tradicional? Não deveremos todos nós homens ter uma identidade pessoal e uma personalidade forte! Não é essa a mensagem que passa teoricamente aos seus fiéis!
4.Porque é que não há “senhoras abadas”……afinal não são os Homens todos iguais!
Pois estas são 3 entre muitas outras questões que gostaria os senhores abade respondessem! Já obtive algumas respostas pois já efectuei por algumas vezes estas questões pessoalmente, mas continuo na dúvida….talvez se me responderem a estas e outras questões eu até volte a ser mais assíduo nos tais multi(álogos ) a que fiz referência e talvez também a raridade de senhores abades (espécie em vias de extinção) deixe de ser um problema para a igreja….. e por falar em igreja! Acordem para a vida! Estamos em pleno século XXI! Não são os padres/bispos/papas que fazem a igreja… os valores de fundo subjacentes a qualquer doutrina religiosa, seja ela qual for, desde que não extremados são positivos e benéficos para a sociedade….sendo mais ou menos crente, sendo agnóstico, ateu ou até mesmo não sendo nada… os valores morais deverão ou deveriam confluir no mesmo sentido e direcção… bem já me estou a exceder…. Vou é dormir…. A sua bênção.....

quinta-feira, maio 18, 2006

F.C.Porto Vs F.C.Arouca

Saudações,

"O plantel do F.C. Porto efectuou esta manhã, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, o último treino da temporada 2005/06. Os Campeões Nacionais vão estar reunidos pela última vez e fechar a época na inauguração do Complexo Desportivo de Arouca, em que irão defrontar o conjunto local, no sábado, às 17h00." in site do F.C.Porto.

NOTA: Fica aqui a notícia; não tenho tempo para comentar........

segunda-feira, maio 15, 2006

A minha Seleção!

Saudações,

em pré-aquecimento para o mundial 2006 a realizar na Alemanha e algumas horas após o F.C. Porto ter conquistado mais uma taça de Portugal, um dos temas mais quentes da actualidade desportiva é a convocatória a ser divulgada hoje pelo selecionador nacional de futebol. Sendo assim vou também aqui divulgar a minha convocatória para o Mundial (eh ehe eh):
G.R. : Vitor Baía, Quim e Ricardo
Defesas: Paulo Ferreira, Miguel, Ricardo Carvalho, Fernando Meira/Nunes, Fernando Couto, Nuno Valente e Caneira
Médios: Costinha, Maniche, Deco, Petit, Figo, Quaresma, C. Ronaldo, João Moutinho, Simão Sabrosa
Avançados: Pauleta, Nuno Gomes, João Tomás
Como já terão denotado é lógico que a "minha" convocatória em muito irá distanciar-se da do senhor selecionar nacional.... sendo assim resta-me desejar a maior sorte à selação de todos Nós, que sejamos Campeões do Mundo e que após isso...... o senhor Scolari se demita ou seja demitido... é que me esqueci de dizer que não "à bola" com as opções do selecionar além de achar que a selecção não apresenta Qualidade futebolística penso que a trata (à seleção) como sendo a sua selecção e não a selecção de todos os portugueses; tem sim grandes jogadores que marcam a diferença independentemente de quem lá está a comandar. É claro que as capacidades técnicas do mister também têm a sua cota parte de importância, mas acredito que existem variadíssimos treinadores com melhores capacidades que Socalari.!!!! Como diria o Cantona: Joga Bonito!!!!

quarta-feira, maio 10, 2006

Vaca!

Saudações,


aproveitando o intervalo de estudo vou partlihar convosco e questionar-vos acerca desta foto:

-Qual a raça desta vaca?
-Qual é o tempo de gestação de uma vaca?
-Qual a zona de Portugal onde o efectivo desta raça está em maior número?

-O que é um DAD? E um DAE? eh eh eh


Sim, eu sei que isto não tem nada a ver com um habitual post, mas foi para o que me deu..... hoje!!!!!!!!

quinta-feira, maio 04, 2006

FITU-Bracara Augusta

Saudações,

pois é este fim de semana começa a Queima das Fitas no Porto e eu vou estar em Braga.... eh eh eh eh ...

terça-feira, maio 02, 2006

Cister- sabores e saberes


Saudações

hoje decidi escrever sobre uma actividade cultural/gastronómica que está a decorrer em Arouca durante os dias 28 de Abril e 2 de Maio, e que culmina no último dia com as comemorações do 750º aniversário da morte da Rainha Santa Mafalda, padroeira de Arouca.
Relativamente ao evento em si e ao conteúdo que ele engloba não vou pormenorizar, ficando aqui o endereço da C.MA. para quem desejar obter mais informações acerca do mesmo e sua programação. Vou tentar então explicitar a minha opinião, afinal é para isso que servem os blogs, acerca do mesmo.
Parabéns; é assim que desejo iniciar o meu texto alusivo ao evento Cister – Sabores e Saberes que está a decorrer em Arouca. É sem dúvida uma actividade deveras interessante e com muito sumo cultural e muito doce patrimonial. Alia-se o turismo de marca ao património de qualidade; e quando assim normalmente o produto final é bom e apreciável. E por falar em produtos e mais particularmente em produtos doces, estes não faltam neste certame. São inúmeros os conventos e expositores de todo o país que ali se fazem representar com as suas tradições e com a sua doçaria conventual representativa de cada cidade/vila/aldeia. O mais difícil é escolher o docinho que se vai provar de cada vez que lá se vai!!!!! Mas este certame além de ter como ponto fulcral e focalizar os sabores e saberes da ordem religiosa de Cister que tanto legado nos deixou, é muito mais para além disso. Gostei particularmente e especialmente da abertura do espaço convento ao público; e quando me refiro a esse espaço refiro-me aquele que normalmente é inacessível na maioria das normais visitas.
A antiga farmácia, os campos e pomares nas traseiras do mercado, algumas alas do convento menos conhecidas…. Por falar em alas menos conhecidas vou cometer uma inconfidência e aproveitar para fazer um ligeiro reparo. Durante as várias vezes que visitei o evento sempre me pareceu que existia por vezes uma descuramento no que toca à vigilância e segurança de algumas zonas do evento (tive oportunidade de falar isto com a organização); é que como todos sabemos nem toda a gente é culturalmente educada e visita e vê as coisas de boa fé…. bem, mas aproveitando este pequeno desacerto menor consegui ter acesso a algumas alas do convento que não estavam abertas ao público… pedi autorização e lá visitei o antigo salão dos salesianos, as alas sul do 3º piso, a torre sul, e outras zonas que nem consigo descrever… foi espectacular conhecer zonas do NOSSO convento que me eram completamente incógnitas ou outras que me trouxeram boas recordações, como foi o caso do antigo salão de espectáculos dos Salesianos. Depois desta minha incursão por estas zonas em particular fiquei com uma ideia mais clara sobre um projecto que se tem vindo ao longo dos tempos falando para o mosteiro/convento de Arouca: o da Pousada! Não vou escrever hoje sobre isto, vou dizer apenas que serei potencialmente a favor com algumas condicionantes. Um dia destes espero escrever sobre isto.
Mas voltando aos claustros e ao evento em si. Boa exposição de telas sobre os vários mosteiros cistercenses de Portugal. Enquadramento razoável da exposição no piso superior; nota muito positiva para a “esplanada” que ali existia e que me deixou verdadeiramente impressionado pelos momentos de calma e tranquilidade que proporcionava. O café tinha outro sabor ao som dos sons religiosos que vagueavam pelas abóbadas dos claustros …. Bom programa cultural quer ao nível dos concertos, como apresentações de livros, pedagogia no que toca à história…. Para finalizar um evento que aos olhos do público e aos meus em particular foi extremamente bem concebido e conseguido…. Parabéns à organização, privada e pública, aos patrocinadores e a todos quantos visitaram Arouca e o seu mosteiro na rota de Cister- Sabores e Saberes.