santoaleixo

sábado, maio 20, 2006

O Sr. Abade!!!!


Saudações,

pois hoje vou dedicar-me à escrita sobre aquela personagem que fez, faz ou fará parte da vivência de muitos de nós: o senhor abade!!!
Antes de mais devo começar por fazer referência a institucionalização que se foi realizando ao longo dos séculos da personagem do abade…. Lá vem o senhor abade- diziam ou sussurravam as velhinhas à porta da igreja! Como que uma aura se criasse com a presença de tal pessoa! Pois eu vou hoje tentar explicar, à face do meu pensamento e dos meus olhos, a forma como vejo o senhor abade!
Antes de mais devo começar por dizer que acho que um abade enquanto profissão na generalidade dos casos, apresentasse hoje como um reflexo da igreja; ou seja parado e estagnado no tempo, com uma visão muito redutora e fechada sobre si mesmo da sociedade actual! Como em tudo existem excepções e surgem por aqui e por ali “senhores abades” com uma mente mais realista e interactiva para com a sociedade e suas vivências, excepções essas das quais já tive a oportunidade de conhecer e comprovar.
Mas o senhor abade faz parte da minha infância! A visão que tenho daquele senhor com uma “batina” preta e colarinho branco que me acompanhava quer nos finais de tarde na catequese, quer aos domingos nas missas dominicais ou no compasso na altura da Páscoa, entre muitas outras situações as quais não vou aqui referenciar, ficarão guardadas na minha memória no baú das recordações de infância. Isto é já um ponto a favor do senhor abade.!!! mas.....
Uma das grandes diferenças entre a infância e a idade adulta será talvez a capacidade de questionar certas e determinadas atitudes e realidades! O querer saber o porquê das coisas!!!
Pois eu agora relativamente ao senhor abade em particular tenho alguns porquês a efectuar:
1.Porquê o senhor abade não se casa e não tem filhos (legítimos) como os outros homens. Pois a mim parece-me que não existiria nenhum contraponto entre o seu actual dever para com a transmissão da palavra de Deus e da igreja e uma potencial família.
2. Porquê é que na missa só o senhor abade é que fala! Tem sempre razão naquilo que diz?? Pois cá para mim penso que um (multi)álogo em vez de um monólogo seria vantajoso para ambas as partes!
3 Porquê os senhores abades, principalmente os mais jovens, não expõem o seu pensamento e opinião critica sobre determinados assuntos da sociedade mesmo que a sua opinião pessoal vá contra a sua igreja e hierarquia retrógrada e tradicional? Não deveremos todos nós homens ter uma identidade pessoal e uma personalidade forte! Não é essa a mensagem que passa teoricamente aos seus fiéis!
4.Porque é que não há “senhoras abadas”……afinal não são os Homens todos iguais!
Pois estas são 3 entre muitas outras questões que gostaria os senhores abade respondessem! Já obtive algumas respostas pois já efectuei por algumas vezes estas questões pessoalmente, mas continuo na dúvida….talvez se me responderem a estas e outras questões eu até volte a ser mais assíduo nos tais multi(álogos ) a que fiz referência e talvez também a raridade de senhores abades (espécie em vias de extinção) deixe de ser um problema para a igreja….. e por falar em igreja! Acordem para a vida! Estamos em pleno século XXI! Não são os padres/bispos/papas que fazem a igreja… os valores de fundo subjacentes a qualquer doutrina religiosa, seja ela qual for, desde que não extremados são positivos e benéficos para a sociedade….sendo mais ou menos crente, sendo agnóstico, ateu ou até mesmo não sendo nada… os valores morais deverão ou deveriam confluir no mesmo sentido e direcção… bem já me estou a exceder…. Vou é dormir…. A sua bênção.....