santoaleixo

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

no limar... de dois espaços..

A recente lei do tabaco veio lançar muita celeuma na sociedade portuguesa.
Concordo com os princípios básicos desta nova lei. No entanto não posso deixar de estar em desacordo na forma fundamentalista como esta foi colocada em exercício.
Não entendo que exista uma proibição total da não permanência de fumadores em alguns recintos fechados, dentro dos quais destaco os restaurante, cafés, bares e discotecas.
Tenho para mim, que é um direito dos não fumadores não serem importunados pelos fumadores e o fumo do tabaco, por outro lado também entendo que os fumadores possam ter o direito a fumar desde que não incomodem directamente os não fumadores.
Isto parece-me redundar numa situação: aos proprietários destes estabelecimentos caberia a opção de quais as áreas que destinariam para não fumadores e fumadores – aliás isso já vinha ocorrendo em muitos estabelecimentos mesmo antes de esta lei estar em prática – sendo que a obrigatoriedade da lei na existência destes espaços seria inquestionável.
Outras razões pós e contras esta nova lei pondero, mas no compito geral esta é a minha opinião.
No seguimento deste texto e no perfil liberal deste blog, poderão fumadores e não fumadores consultar em simultânea convivência os escritos que por aqui vão escorrendo….”desde que não deitem fumo pelos olhos”