santoaleixo

terça-feira, janeiro 15, 2008

Auditório Municipal de Arouca.



Já sucederam uns meses desde a primeira vez em que fiz alusão escrita à necessidade que a vila de Arouca tem de um digno Auditório Municipal. (aqui)
Recentemente, este assunto tem vindo a público decorrente da votação/reprovação a que foi sujeita a localização para a construção desta mesma estrutura.
A necessidade, falta e consequentemente importância que esta infra-estrutura tem para todo o concelho de Arouca parece reunir consenso entre população geral e forças políticas representativas. A discórdia actual prende-se então não com a estrutura em si mesmo mas com o local em que esta deverá ser implantada.
Tive a possibilidade de visualizar uma apresentação em vídeo de uma montagem 3D (de elevado profissionalismo) da proposta do executivo camarário (PS) do projecto exterior e enquadramento urbanístico do auditório. (este vídeo está disponível no fórum do Arouca.biz).
Tenho interesse particular por estes assuntos de Arouca e portanto tenho acompanhado com alguma atenção os motivos apresentados pelas diversas forças políticas para a aprovação ou desaprovação da localização proposta. Para quem desconhece a proposta actual de localização é de a de uma parcela de terreno “aferrolhada” entre o futuro museu etnográfico, parque municipal e edifício do supermercado cavadinha.
Antes de continuar a escrita, terei que aqui declarar como premissa, que esta não me parecerá a melhor opção.
Não me parece a melhor opção por diversos factores, entre os quais vou enumerar alguns:
· Apesar o aspecto exterior do auditório me deixar uma boa impressão, parece-me um belo edifício, a dimensão e volumetria que este teria que ter para poder apresentar as qualidade e especificações de um auditório em pleno século XXI surgem bastante desenquadradas do restante espaço envolvente. Estou em crer que o executivo camarário nunca aprovaria, ou não deveria aprovar, um projecto de índole privada com as mesmas características para aquele local…. Então porque o fazer em usufruto “próprio”?
· Seria ainda razoável aceitar esta localização se não restassem bastantes alternativas plausíveis para a fixação do auditório. A proposta do PSD ( parcela de terreno no parque Millenium potencialmente destinada a uma escola de trânsito) sugere-se como uma melhor e exequível opção. Acredito que numa ponderação dos vários factores, entre os dois locais, que possam influenciar a decisão final, a 2ª opção sairá claramente em vantagem. Mas não será esta (parque millenium) a única opção alternativa. Felizmente Arouca no o seu centro terá uma meia dúzia de opções que poderão tornar-se viáveis para este intuito: Zona envolvente do complexo desportivo; Parcela de Terreno nas traseiras da C.M.A; localização no fundo do parque da feira quinzenal; estas são algumas sugestões, dadas é certa com alguma ligeireza devido ao desconhecimento total da situação destes terrenos, mas que me pareceu oportuno fazer.

Já alguns erros se cometeram a nível local e nacional na feitura de obras importantes para o concelho e país por teimosia de quem estava no poder à altura da realização das mesmas, caso da variante à EN 326; por outro lado também já se fizeram reavaliações de situações que eram dadas como verdadeiras e que por novas e correctas ponderações sofreram alterações significativas (caso do aeroporto internacional de Lisboa). Sigamos os bons e não os maus exemplos.

P.S. Fica para escrever sobre o auditório em si mesmo: serviços a oferecer, espectáculos, gestão, pagamento de espectáculos (algo a que os Arouquenses não estão habituados), sustentabilidade,polivalência…. etc…..