santoaleixo

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Ceia de Natal/ Ano Novo

Saudações,

e feliz natal e tal....boas festas e tal... muitas prendinhas e beijinhos e tal....o pai natal gordo e de barbas brancas e tal... tudo isto tem a ver com a época natalícia, a tal... mas o que é mesmo certo, e tal, é que o pessoal se farta e "comer" nestas alturas!!!! (antes de continuar este meu texto gostaria de referir, para que não surjam más interpretaçãoes, que estou plenamente consciente que existe uma grande parte da população mundial, talvez mesmo a maioria, que não se poderá enquadrar no seguinte texto que vou escrever... infelizmente!


A Ceia de natal e ano novo é rodeada, pelo menos para mim, de um significado especial....neste post irei focar-me somente naquilo que é chamado normalmente da "tradicional ceia de natal" em puramente termos gastronómicos... e para não ser acusado do pecado da gula é importante também referir que esta será um menu entre outros possíveis...


Menu de Natal


Entrada: Uma "chouricinha" assada na brasa parece-me bem...


Prato principal: As Tradicionais "pencas" cozidas com o "nosso" português bacalhau.... neste dia este prato parece ter um saber particular que o diferencia de todas as outras vezes quando também é servido ao longo do ano.


A opção "bacalhau assado" ficará para aqueles que não cedem à portuguesa tradicição do cozido


Bebida: Um bom vinho maduro do Douro ou do Alentejo é orbigatório para aquecer as noites frias do Inverno - a exemplo deste ano Herdade do Perdigão (estremoz).


Sobremesas: A tentação da gula nunca é tão posta à prova como nesta quadra.... sonhos, tostas de vinho, bolos e mais bolos, leite creme, filhoses, rabanadas disto e daquilo, sonhos, "sopa seca" e claro o tradicional Bolo Rei...... acaba-se sempre por "petiscar" um pouquinho de tudo!!!


Café acompanhado de um bom digestivo -por exemplo whisky de malte Cardhu.


A noite é complementada com o ambiente familiar que nos seduz até altas horas da manhã....


um jogo de cartas aqui... uma conversa ali... um "tertúlia natalicia por aqui e por acolá"... e no fim de tudo... o Natal é sempre diferente.... mas sempre especial..... para o ano há mais!!!!


Já agora para todos vós os meus votos de : "FELIZ TODOS OS DIAS"



P.S. Gostaria também de informar que estamos em negociações com entidades superiores (:)) (ou não)sobre os festejos do 1º aniversário deste blog.... prometem-se espetáculos de elefantes, milhares de prémios, viagens e muitas muitas surpresas....e tal!!!!!!