santoaleixo

terça-feira, novembro 21, 2006

A pousada...

Saudações,
a algum tempo a esta parte que andava para escrever algo sobre este assunto....
E este assunto é a "instalação" de uma Pousada de Portugal na ala sul do convento de Arouca.
Já muitos defenderam esta "construção" outros tantos talvez se tenham mostrado contra.
Eu por minha parte estava um pouco indeciso, até porque não tinha um conhecimento muito aprofundado desta situação. Neste momento apesar do conhecimento não ser suficiente para uma opinião de todo fundamentada, arrisco-me a opiniar... e neste particular insiro-me naqueles que defendem a "instalação", os do lado do sim....
vou tentar expôr brevemente e telegraficamente alguns dos factores que me levam a ter esta opinião.
1- Visitei há uns tempos atrás toda a ala sul ( ou quase toda) o que me levou a compreender os espaços vazios e mortos que ali existem... o espaço desaproveitado ou mal aproveitado é muito....é actualmente um loca totalemnet desconehcido do público em geral e inoperativo para o próprio convento e para os arouquenses.
2- Um espaço que está por ocupar e ter uso, tem uma degradação muito mais acelarado (conhecimento geral), o que que suponho não é o que se quer para um monumento que ainda há bem pouco tempo foi alvo de uma grande obra de remodelação
3- Arouca necessita de uma unidade hoteleira de qualidade superior no centro histórico
4-O conheciemnto que tive de outras pousadas de Portugal/ ou unidades equiparadas e o seu positivo enquadramento na paisagem e nos locais onde se inserem ajudaram a formar uma opinião positiva sobre este assunto
5-Acho que a Pousada poderá funcionar como uma alavanca impulsinadora de todo o convento, gerando não só mais turistas, como mais fundos, maior interesse e investimento na sua m anutenção e revitalização
6- Para a associação de defesa da cultura e património Arouquense deverá ser facultada uma outra sede com mais e mais modernas condições... o argumento da sua actual sediaçaõ naquele local não deverá funcionar como alibi para os do lado do "não"
Acima de tudo acho que isto deverá ser um processo aberto e transparente... em que as duas linhas de opinião e rsponsáveis se deverão sentar e discutir ideias e opiniões...... tendo sempre como pano de fundo o melhor para o convento e para Arouca