santoaleixo

quinta-feira, novembro 09, 2006

"Estórias da Rádio"


Saudações,
o título do post de hoje dava um qualquer nome para um programa de tv ou rádio... mas não é disso que se trata...
Hoje, mais uma vez, vou rebuscar um pouco as memórias....neste particular, vou tentar fazer uma cronologia sobre as emissoras de rádio que fui ouvindo ao longo destes anos de "radio-ouvinte" mais ou menos assíduo
ouço rádio com alguma frequência e assiduidade desde os meus 12-13 anos.. valor sujeito a confirmaçaõ devido à distância do tempo não me permitir uma afirmação concreta...
utilizando então os anos como ponto de referência, e atendendo à subjectividade e generalização a que estes me podem obrigar vou tentar descrever um pouco das rádio que fui ouvindo e alternando ao longo do tempo.
Fase 12-14 anos: relembro esta fase como o meu contacto inicial com a rádio. penso que eram três as rádios que ouvia frequentemente por estas alturas
-Rádio Reginal de Arouca (103.2 fm): lembro-me de ouvir o programa que dava ao domingo de manhã de discos pedidos (acho que ainda dá) e o cantinho da amizade (acho que era assim ) que dava aos sábados de manhã
-Rádio Placar (95.5fm): ouvia os relatos do FCPorto que muitas vezes davam unicamente nesta rádio e também uns programas de músicas lamechas que davam ao fim do dia.
Fase 14-16:
-Rádio informédia 106.qualquer coisa fm): ouvia esta rádio nesta fase... lembro-me que nesta altura ainda não dava nada relacionado com o reino de DEUS
-Rádio Cidade (107.2 fm): ouvi esta rádio durante muito tempo. Acho que foi verdadeiramente a primeira rádio que me despertou o interesse pela música comercial....os locutores eram todos brasucas...
Fase 16-18:
-Rádio comercial (97.7 fm): a rádio comercial foi alvo nesta altura de um processo de autêntica revolução... mudarama linha programacinal, os programadores, locutores e realizaram uma boa aposta no marketing e publicidade... acho que resultou, pelo menos comigo... deixei de ouvir esta rádio na medida inversamente proporcional à publicidade que iam passando com o sucesso que tiveram.
-RFM (104.1 fm): era a rádio que me acompanhava durante as horas/minutos que antecediam as horas de sono...... o imtemporal Oceano Pacífico... ainda hoje o ouço de vez em quando!
-Antena 3 (100.4 fm): foi por esta altura que comecei a ouvir esta rádio... tinha muito menos publicidade que todas as outras.... passava músicas fora do âmbito do muito comercial.... tinhas muitos programas de autor.
Fase 18-22:
Além das rádios referidas na fase anterior comecei a ouvir mais duas rádios; de referir também que deixei de ouvir a rádio comercial.
- Antena 1: não sei se insconsciente ou conscientemente,a maior idade despertou em mim um maior interesse pelas noticias do país e do mundo... bem como um maior interesse pela música portuguesa... esta rádio adequava-se a este requesito
-Antena 2: a música clássica também despertou e desperta o meu interesse... para complementar a minha mediateca discográfica a antena 2 servia perfeitamente..
Fase 22-até hoje:
São duas as pincipais rádios que sintonizo no meu carro ( local onde mais ouço rádio actualmente)... a Antena 1 e a Antena 3..... todas as outras atrás referidas, com algumas excepções e outras rádios que esporadicamente sintonizo, são estas as que mais vezes ouço nos dias de hoje......