santoaleixo

segunda-feira, outubro 23, 2006

F.C.Arouca -época 2006/2007

Saudações,
não sei se este será o timming ideal para escrever algo sobre a F.C.Arouca desta época, no entanto e incorrendo no risco de errar ou ser menos correcto em algumas das coisas que vou escrever, vou fazê-lo porque o entendo de interesse e porque após ter ido assitir ao jogo de ontem em que o FCA empatou com o Oiã, fiquei com alguma ideias a remoer....
Ponto inicial: O FCA Tem um conjunto de jogadores de qualidade indiscútivel, nivelados muito por cima no seu compito geral, quando comparados com outras equipas desta mesma divisão desta presente época ou épocas transactas.
A fasquia está elevada a um nível muito alto; os jogadores, equipa técnica e direcção conhecem as suas capacidades e anseios e transmitiram essa forma de pensar para os sempre fieis adeptos.... no entanto, quanto maior a fasquia, maior a responsabilidade e maior são as exigências à equipa e aos jogadores.
Por exemplo ontem.... ficou espelhado no campo qual a melhor equipa em termos técnicos e qual a equipa que melhor futebol praticava... as diferenças eram por demais evidentes como foi possível observar na primeira parte....mas a nível psicológico ( se me posso arriscar a falar disto) a equipa não me pareceu tão constante e forte... a segunda parte o Arouca entrou com o jogo já ganho.... foi essa a mensagem que os jogadores transmitiram aos adeptos.... com um comportamento que por vezes mostrava substimação pelo adversário... ao sobejar de capacidade técnica e futebolística ficou a faltar capacidade responsável e de não substimação do adversário....
Relativamente à equipa em particular não irei tecer aprofundados comentários pois os poucos jogos a que tive opurtunidade de assitir ( a época ainda vai no inicio) não me permitem... mas se me permitem poderei conjecturar que o trinco do FCA (nº6) é o jogador que mais me impressionou quer pela sua calma, capacidade técnica, posição e visão de jogo e capacidade de luta... não é concerteza um jogador de distrital.....!!!!! tal e qual como a equipa do FCA não o é!!!
O Arouca tem uma das melhores equipas dos últimos anos e nunca teve tantas condições de aceder ao nacional, mas num paralelismo antitético estou também convicto que pelas mesmas e outras razões particulares: jogadores com mérito e créditos já reconhecidos do mundo futebolístico, direcção pelo invertimento que efectuou na presente época, mediatização dos técnicos, novo estádio colocarão o Arouca como o principal alvo "abater" por todos as outras equipas....
P.S. A título de exemplo e arriscando um conselho à equipa técnica: a troca de equipamentos ao intervalo do jogo de ontem não me parece ter sido uma boa opção.
Passo a explicar esta minha opinião:
1- Ao nível do distrital esta prática não é comum pois a maioria das equipas não têm esta possibilidade; quer por constragimentos económicos ou de logística
2. A equipa adversária poderia sentir-se como acicatada com esta atitude da equipa Arouquense.P
Permitam colocar-me no pensamento de um dos jogadores do Oiã
" Estes gaijos mudam de equipamento ao intervalo ( parecem profissionais) e nós temos que continuar com o equipamento todo molhado qu nos há-de secar no corpo. Que raios!!!!!!!!"
Uma decisão que ao nível profissional não levantaria qualquer questão, aqui não é vista da mesma forma nem com os mesmo olhos.
3- Se do ponto vista teórico e de saúde da equipa esta opção não merece qualquer tipo de constetação, ao nível prático pelos pontos atrás referidos não me pareceu a ideal... mas como disse esta é só a minha opinião....susceptivel de ser criticada!!!!