santoaleixo

quarta-feira, outubro 04, 2006

UM SUB!!!!

Saudações,

"Confirma-se: o relatório encomendado pelo Ministério da Saúde sobre a reorganização das urgências propõe o encerramento de cinco unidades do distrito de Aveiro. O documento foi agora tornado público e revela que, no distrito, os hospitais afectados são os de São João da Madeira, Espinho, Estarreja, Ovar e Anadia."
"Na região centro, a rede estabelece três SUP (Hospitais da Universidade de Coimbra, Centro Hospitalar de Coimbra e Hospital de S. Teotónio), oito SUMC (Centro Hospitalar de Caldas da Rainha e hospitais de Aveiro, Feira, Figueira da Foz, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Covilhã) e 15 SUB, entre os quais os centros de saúde de Arouca"
"A urgência que abreArouca: «A distância/tempo de trajecto justifica a consignação na rede (como SUB). Tem 33 mil atendimentos/ano no atendimento permanente do centro de saúde»"
região centro, a rede estabelece três SUP (Hospitais da Universidade de Coimbra, Centro Hospitalar de Coimbra e Hospital de S. Teotónio), oito SUMC (Centro Hospitalar de Caldas da Rainha e hospitais de Aveiro, Feira, Figueira da Foz, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Covilhã) e 15 SUB, entre os quais os centros de saúde de Arouca."
estas noticias fazem parte de uma noticia do jornal Diário de Aveiro, e surge no relatório encomendado pleo ministério da saúde sobre a reorganiozação da saúde em Portugal!
Ainda estou a tentar decifrar um pouco mais esta noticia!! Mas afinal o serviço de urgências em Arouca já estava fechado? Que eu saiba o SAP de Arouca ainda se mantinha em pleno funcionamento; o que pairava no ar era a ameaça do seu encerramento nocturno, que pelos vistos já não vai acontecer, a contar com a abertura do governo para as necessiaddes e situação do concelho de Arouca. Deverá então existir uma diferença técnica entre SAP e SUB!!!!!! Será?
Os SUB - serviços de urgência básica- serão verdadeiramente o quê? Ainda não tive a opurtunidade de ir investigar? Iremos ter um reforço nos serviços actualmente prestados no centro de saúde?
Independentemente de tudo isto, ainda falta uma questão que é aquela que tem levantado algumas dúvidas ultimamente aos Arouquenses? Estes SUB funcionarão 24 horas por dia? Ou estarão somente a dar-nos um "rebuçado" para depois verificarmos que este tem sabor "agridoce"!!
Em Arouca queremos e necessitamos, no mínimo, de um SUB a funcionar 24 horas por dia!
O principal argumento, as estradas e a distância a um hospital central, utilizado para a abertura/manutençao do SUB terá que ser utilizado também para garantir o seu funcionamento 24 horas! Existem lugares e freguesias de Arouca, que estão a 1:30h do hospital da Feira! Ora como a saúde não escolhe horas, parece-me que 1:30h é um tempo por demais exagerado para uma urgência hospitalar em tempo nocturno?
Os mesmos argumentos repetidamente escritos e afirmados por outras vilas e cidades do interior(algumas mais interiores que Arouca), que não vou aqui repetir, terão que ser também usados em Arouca!
Se porventura Arouca, todo o concelho, estivesse a um máximo de 30 minutos de um hospital Central, eu teria uma visão diferente! Não gosto de entrar em discursos demagógicos (esta palavra é gira e está na moda, qualquer dia faço um post sobre "as palavras da moda"), por isso não vou desatar para aqui a criticar isto e aquilo recorrendo a argumentos que estão corretos no discurso mas incorretos e irrealistas na vida e sociedade; parece-me que algumas das medidas tomadas pelo actual governo na área da saúde são correctas e aceitáveis no que toca à contenção de meios, pessoal e fundos na grande máquina que é o "sector de saúde".
A Saúde é um direito de todos, é uma máxima consagrada na constituição! eu acrescentaria "A saúde é um direito de todos, mas a tempo e horas!!!!"
Entretanto já sei o que é um SUB: parece-razoável para as necessidades de Arouca! SUB??