santoaleixo

terça-feira, setembro 26, 2006

A escola primária!

Saudações,

já lá vão os longínquos 19 anos que entrei para a escola primária! Não sei porque me deu para me lembrar disto agora! Mas fazendo um ligeiro esforço de memória reavivo muitas das situações vividas neste período.
Estudei na escola primária da Boavista, ou do Pêgo, como muitos diziam; era e continua a ser a escola primária de Arouca que melhores condições oferece aos seus alunos! Uma escola que já na altura era dotada de pavilhão gimnodesportivo, de biblioteca, de cantina e várias salas e classes!
A minha professora foi a Dona Helena da Alhavaite; professora da "velha" guarda, professora do tempo da cana e da régua! Se da régua nas minhas mãos não ficaram com muito calo, já não poderei dizer o mesmo da cana, se bem que nuca fui muito de levar umas valentes canadas!!!! era um aluno bem aplicado e comportado!eh eh eh .... Acerca disto lembro-me de uma situação caricata relativamente aos ditados escritos; por norma dava sempre pouquíssimos ou nenhuns erros nestes mesmos ditados; houve um dia em que o ditado era pequeníssimo e fácil; eu, com toda a convicção, lá decidi inventar um pouco; decorei o ditado e escrevi-o sem esperar que a professora o ditasse; lá fiquei à espera que os "atrasados" dos meus colegas acabassem enquanto eu estava ali a olhar para eles exibindo a minha rapidez!!!!!! resultado: dei sete erros e lá perdi o intervalo e acho que ainda tive direito a uma canada!!!! lá diz o velho ditado " depressa e bem há pouco quem".
E os recreios!No recreio das 10:15! lá se faziam as equipas de futebol! A classe da D.helena contra a classe da D.Aida!! Havia taça e tudo! Acho que a nossa classe no cômpito geral saiu vencedora!
E a ramada com uvas! No Outono lá andavamos nós encarrapitados!
e as brigas típicas das crianças!
As correrias às terças e quartas feiras na direção da igreja paroquial para a catequese! Era quase que uma dispouta pela meldalha de ouro olimpica para ver quem chegava primeiro! os atalhos que inventávamos! Acho que nuca ganhei!...lol....
O episódio mais triste que me recordo da primária, se bem que naquela altura não tinha ainda bem a percepção da dimensão trágica do acontecimento, foi o falecimento de um dos meus "melhores amigos"! O João Pedro e toda a sua família-Família Alves- faleceram numa viagem de automóvel quando regressavam do Algarve para estarem presentes na noitada da senhora da mó. No inicio daquele ano o lugar do João na carteira ao lado ficou vazio! Acho que nos anos seguintes é que comecei verdadeiramnente a ter a percepção do acontecimento! A inocência das crianças por vezes facilita muito as coisas dificeis!!!!
Os passeios escolares! as mil e uma namoradas da primária! esta é minha e esta é tua!!!lol.....combinávamos nós-os rapazes- nos intervalos.....
E muito, muito mais!
Os amigos que ficam, uns mais presentes e mais contactáveis, outros nunca mais os vi!!!!!!!!
Mas acho que o facto de sentir uma certa nostalgia deste tempo, é como que um sinal a transmitir-me que foi bom e valeu a pena!!!!

2 Comments:

  • Fizeste-me lembrar bons momentos da nossa infância!!Gostei particularmente do pormenor dos atalhos para chegar à igreja!!!Sempre com medo que aparecesse o dono do terreno por onde cortávamos caminho!! Como me lembro...
    Biejinhos da tua companheira de jornada!! eh eh!!

    By Anonymous Anónimo, at 28 setembro, 2006 21:11  

  • Fizeste-me lembrar bons momentos da nossa infância!!Gostei particularmente do pormenor dos atalhos para chegar à igreja!!!Sempre com medo que aparecesse o dono do terreno por onde cortávamos caminho!! Como me lembro...
    Biejinhos da tua companheira de jornada!! eh eh!!

    By Anonymous Anónimo, at 28 setembro, 2006 21:14  

Enviar um comentário

<< Home