santoaleixo

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Após quase um ano....


Após quase um ano de ausência escrita neste meu canto virtual optei por voltar a transmitir opiniões, ideias, projectos e notícias neste blog. Resumindo, escreverei sob alçada de uma linha editorial que não o é e que por isso mesmo, por estar omissa, por decisão deliberada do seu “director”, permite-me viajar com as palavras sem delinear qualquer orientação rígida entre dois pontos – o começo e o fim – pontos estes que eles mesmos não saberão porventura o seu lugar espacial e temporal.
Neste quase ano, que poderia ter sido sabático no que toca à escrita na blogosfera, sucederam-se inúmeras vivências pessoais e inter-pessoais, do fórum profissional e pessoal, entre infindas outras situações que estou certo que deverão ser distintas e ao mesmo tempo comuns a cada um.
Os anos constroem-se e vivem-se, os dias sucedem-se e cessam… as lembranças permanecem no período que passa – umas paradas e esquecidas no tempo outras dinâmicas a assaltarem constantemente o presente – mas o presente alicerça-se no dia a dia e nos propósitos de um futuro. Uma orientação, um caminho ou simplesmente mais um dia a seguir a outro serão suficientes se nos permitirem no dia de amanhã olhar-mos para trás e afirmar, à boa maneira de Ricardo Reis – mais um dia “Carpediano”.
Um ano poderá ser dividido temporalmente em segundos, horas, dias, semanas, meses, pode mesmo até nem ser dividido ou antagónicamente ser dividido até à medida infinitesimal. Não vou fracturar o ano nem tão pouco recordá-lo recorrendo a uma qualquer dimensão temporal. Neste novo ressurgir do blog, que em nada deverá nem poderá ser comparado ao de Fénix, vou simplesmente rememorar algumas vivências que cunharam o meu ano de 2007 e que poderiam terem constado do conteúdo do blog, caso este se tivesse mantido em actividade ao longo deste último quase ano.
Antes de referenciar importa para mim mesmo afirmar que estas serão algumas coisas (a ambiguidade desta palavra dá sempre muito jeito) que fizeram parte do ano de 2007…. Poderão muito bem não constar destas referências, quer por opção pessoal quer por esquecimento involuntário, algumas situações que poderão estar numa escala hierárquica pessoal de importância acima das abaixo citadas.

· Inicio da minha actividade profissional como médico veterinário. Ao longo de 2007, actualmente, divido a minha actividade profissional no campo da veterinária entre o exercício da clínica ambulatória de animais de produção e o exercício da clínica veterinária de animais de companhia fazendo parte do corpo clínico do Grupo AzemeisVet.
· Adquiri um maior conhecimento, devido ao trabalho de campo, da realidade cultural e rural do concelho de Arouca e da importância económica do sector primário na sociedade Arouquense.
· Elaboração/coordenação do site http://www.grupoteixeira.com/ colocado on-line no final de 2007
· Pela primeira vez passei férias no sul de Espanha. Reportando-me unicamente à questão geográfica, ficou-me em memória que a nossa costa algarvia e não só, está uns pontos acima a nível de oferta turística do sul de Espanha. Para ser mais correcto, terei de especificar a localização espanhola na Zona de Cadiz, pelo que a generalização acima feita de todo o sul de Espanha não será a mais correcta.
· Abertura da Clínica de Saúde e Bem-Estar familiar – SER FAMÍLIA ( http://www.serfamilia.pt/) na cidade de Aveiro. Foi um acontecimento que marcou o meu 2007 pelo que é também aqui referenciado.
· Concerto de Caetno Veloso no coliseu do Porto. Esta será porventura uma das decepções de 2007.
· F. C.Arouca subiu de divisão, para a 3ª nacional, sob o comando bicéfalo de Jorge Gabriel e Rui Correia.
· F.C.Arouca faz um início na 3º divisão nacional único e bissectado: por um lado os resultados nunca haviam sido, em passadas épocas de militância na 3ª, tão bons a este nível e a ambição e fasquia nunca tinha sido colocada num grau tão elevado, por outro o clube da terra nunca teve tão poucos jogadores “da terra” no seu plantel e a mística do “orgulho arouquense” parece andar um pouco à deriva.
· Abertura do primeiro consultório de medicina veterinária em Arouca; aberto diariamente o consultório veterinário Rainha Santa Mafalda veio suprir uma necessidade de muitos Arouquenses e dos seus “bichinhos” de estimação.
· Primeiro ano em que verdadeiramente me vi como um não estudante académico, e onde as vivências de estudante vão ficando um pouco mais distantes, mas não esquecidas.
· Festa Ibérica e a Transmontuna, continuam a ser dois dos principais marcos da minha passagem por terras Vila-realenses. TransmonTuno sempre o serei, assim pretendo, da mesma forma que desejo manter as estupendas amizades que por lá tenho.
· Formalização, para os mais críticos podem permutar o verbo formalizar pelo conviver., da tertúlia arouquense. A convivência que se faz sentir na Tertúlia Arouquense é salutar e recomenda-se. Um grupo de amigos que se reúne frequentemente no café “Armandinho” e onde além de pura e singela conversa se discute a terra, o país, o futebol, a política, a cultura ou até não se discute nada e simplesmente se toma café. “Conversas de café” dirão uns, estará também correcta essa afirmação, ma é minha convicção que possam surgir aqui valores, ideias e ideais que se não conseguirem “mudar o mundo” acredito que consigam por vezes mudar e ajudar a construir cada um de nós e o que a nós circunda.
· Publicação de alguns artigos por mim redigidos (em co-autoria) em algumas revistas portuguesas da área da produção animal e medicina veterinária; Revista “ A vaca leiteira” e Revista da Ordem dos Médicos Veterinários Portugueses”
· Participação no II FIAB.
· O XI congresso de Buiatria decorreu em Aveiro em Junho de 2007. Foi a segunda vez que participei como congressista. Um evento estruturalmente bem organizado e onde me foi possível conhecer muitos profissionais e colegas da Veterinária.
· Integração de uma lista às eleições distritais do PSD. O espaço temporal que me separa deste acontecimento permiti-me vislumbrar que os pressupostos que almejava nesta minha decisão foram satisfatoriamente atingidos. Tenho porém consciência que poderia e deveria talvez dar um pouco mais aos órgãos para os quais fui eleito. Mea culpa.
· Efectuei umas palestras na cooperativa agrícola de Arouca onde tive como assistentes um leque de produtores do concelho de Arouca. A nova dinâmica que a cooperativa de Arouca apresenta cativou-me e impulsionou-me a trabalhar com os agricultores de Arouca. A discussão aberta entre veterinários e produtores bem como o facto de conhecer as pessoas e gentes da terra e de me dar a conhecer permitiu ficar satisfeito com a iniciativa que pretendo renovar.
· Tascá na feira das colheitas 2007; a decisão de ter uma tasquinha na feira das colheitas 2007 surgiu imbuída em algumas condicionantes que regulavam a feira desse ano, e que depois de avaliadas pareceram criar condições para que uma tasca nos moldes daquela que idealizamos fizesse todo o sentido. As condições climatéricas e a remodelação dos moldes em que decorreu a própria feira não terão sido os mais proveitosos para a tascá. Valeu a pena pela experiência, pelo divertimento, pela “construção” “projectação” da barraca…podermos reduzir esta aventura a termos percentuais: a tasca terá estado a 70% das ambições iniciais.

O objecto deste texto permitiria uma muito mais extensa escrita! Estando consciente que será de todo inexequível compactar o ano de 2007 em breves esboços de escrita optarei por me quedar por aqui…o afloramento de algumas vivências e lembranças de 2007 serão de todo um bom mote para a continuação de vindouras manifestações de escrita blogosférica……ou não!!!!