santoaleixo

sábado, janeiro 26, 2008

Em defesa da Defesa de Arouca



O jornal semanário “Defesa de Arouca” corre o risco de encerrar portas e deixar de chegar todas as sextas-feiras às casas dos Arouquenses em Arouca e radicados por todo o mundo.
Ocasionado por desavenças entre os actuais proprietários (segundo correm as notícias) este desfecho abeira-se como cada vez mais provável. Os novos custos dos portes de envio da impressa regional veio talvez agudizar esta situação.
Este artigo não contém qualquer pendor de parcialidade para com os sócios gerentes. As razões profissionais e pessoais de cada um, apesar de não me serem totalmente desconhecidas, não serão aqui tema de discussão.
O que me parece é que o interesse público e importância que o jornal desempenha para Arouca e os Arouquenses terá que prevalecer sobre qualquer outra causa. Já anteriormente exprimi a minha opinião sobre a actual “Defesa” e a sua utilidade pública.
Também defendi que estaria talvez na altura de uma mudança de 90º na linha gráfica, qualidade de impressão e conteúdo jornalístico. Mas tudo isto não é nem de perto nem de longe sinónimo de encerramento. Devido ao papel único que a “Defesa” desempenha, não poderão os Arouquenses desamparar e encarar o seu encerramento como algo natural.
A “Defesa” é o único jornal que semanalmente nos transmite o que de mais importante se passa no nosso concelho a nível politico, da sociedade, do desporto, as notícias e actividades do associativismo, que nos informa sobre a amarga perca de Arouquenses, que leva Arouca ao mundo e talvez aquela razão que me parece a mais meritória: dar voz a todos os Arouquenses.

Procuro então mostrar o meu descontentamento com esta possibilidade; como colaborador que fui e que sou (embora com menos assiduidade) disponibilizo-me para dentro das minhas limitações contribuir para que a “Defesa de Arouca” se mantenha como jornal de e para os Arouquenses de ontem de hoje e de amanhã.

1 Comments:

  • Pode não ter nada a ver com o assunto aqui tratado, mas porque a cultura é um “bem” importantíssimo a defender, convido-vos a participarem nos VI Jogos Florais de Avis, que já são uma referência no panorama cultural português. Sendo uma iniciativa da Amigos do Concelho de Aviz-Associação Cultural, o regulamento está disponível em www.aca.com.sapo.pt
    Concorram e boa sorte.
    Saudações culturais.
    P’la ACA,
    Fernando Máximo!

    By Anonymous Anónimo, at 28 janeiro, 2008 16:46  

Enviar um comentário

<< Home