santoaleixo

sexta-feira, janeiro 25, 2008

O PR em Arouca


O Presidente da República Portuguesa (PR), Aníbal Cavaco Silva, visitou Arouca no passado dia 22 de Janeiro. Inserido nas jornadas culturais e no périplo que o chefe de estado está a realizar por alguns locais de cultura e história do nosso país, Arouca, mais propriamente o seu mosteiro onde se encontra o notável museu de arte sacra da Rainha Santa Mafalda foram agraciados com a visita da comitiva presidencial.
A visita foi minguada e fugaz, resumindo-se unicamente à cerimónia protocolar de recepção seguindo-se uma rápida visita ao convento de Arouca. Espero que a beleza do nosso monumento tenha deixado o nosso chefe de estado com intento de cá voltar em visita oficial ou não, para com mais calma, serenidade e tempo, poder apreciar a beleza não só do convento mas de toda Arouca. Talvez assim possa contradizer o rótulo que conota Cavaco Silva como avesso à cultura que se faz e fez neste nosso país. Não querendo substituir quem de direito promove e incita às visitas oficiais do PR, fica aqui desde já o meu singelo convite como arouquense.
Sou um admirador confesso de Cavaco Silva enquanto político. Quanto a todas as suas outras facetas omitirei opinião por as desconhecer quase por completo. Por isso pessoalmente a visita do PR deixou-me um júbilo particular.
A projecção que toda a máquina “publicitária” que acompanha o PR nas suas visitas oficiais poderia trazer Arouca, tenho para minha opinião que não se fez notar se não que a nível local. Também creio que não seria esse um dos objectivos das entidades que prepararam a recepção ao PR.
Na recepção estariam representadas, senão todas, praticamente todas as entidades e seus responsáveis oficiais e oficiosos do concelho de Arouca.
Acompanhei in loco, com algum distanciamento, o curto espaço temporal que mediou a partida e a chegada do PR. Algumas particularidades:
· Chegada do PR com recepção oficial (…)
· Hino nacional pela B.M.A
· Visita ao mosteiro/museu
· Breve diálogo com o André Almeida, Ricardo Oliveira e Joaquim Almeida, nos claustros do mosteiro. Penso ter sido esta a primeira visita oficial do André como deputado da AR à sua terra natal.
· Cantar das janeiras pelas crianças do Patronato ao PR e primeira-dama.
· Assinatura do livro de honra do museu pelo PR
· Partida do PR
E a seguir, trabalhar…