santoaleixo

segunda-feira, março 06, 2006

Freixo de Espada à Cinta


Saudações,

este fim de semana foi passado em freixo de espada à cinta. A minha deslocação a esta terra deveu-se a uma actuação com a tuna,que lá teve lugar. Mas não é propriamente disso que pretendo escrever hoje.
Interior, mais interiror não há!!!!
Será este um bom desabafo para escrever um pouco sobre Freixo de Espada à Cinta (FEC).
Bem, para terem uma ideia FEC localiza-se na zona "baixa" da região de Trás-os-Montes, sendo ainda abarcada pela região do parque do "Douro Internacional". A Viagem de Vila Real a FEC demora cerca de 3 a 3.30 horas ( de autocarro) o que quer dizer que do Porto lá são sensivelmente 5 a 6 horas. As cidades mais próximas desta bonita vila das amendoeias em flôr são Bragança e Guarda que distam a sensivelmente 120 Km ambas. Ou seja, e com todo o respeito que FEC me obriga e pelo fim de semana estupendo que me proporcionou, tenho que dizer que FEC fica no meio do nada... e sem acessos de qualidade.
Este fim de semana penso que fiquei a perceber melhor a noção de interioridade. Por exemplo quando em Arouca, dizemos que sofremos de interioridade, comparado com FEC, estamos no centro de Portugal... mas não é por isso que FEC é uma terra que não tenha as suas atrações.
Durante o sábdo e domingo que por lá andei cruzei-me sem qualquer tipo de exageros com centenas de excursões que andavam em busca das famosas ameidoeiras em flôr... já agora fiquem a saber que não existia uma única ameidoeira em flôr, por isso se estão a pensar fazer por lá uma visita em busca desta afamada visão que a natureza nos oferece é melhor adiarem-na mais um pouco. Têm um belo auditório municipal,um cinema em actividade, o executivo camarário tinha dois bons autocarros próprios ( quantas cidades e vilas não se podem dar a esse luxo); notei também um certo envelhecimento da população, amostragem que fiz pelas pessoas que se encontravam no espetáculo e posteriormente na noite....
Um comércio pouco desenvolvido comparado com o número de turistas que por lá vegueiam (tivemos de esperar quase 1 hora para almoçar) e uma planta urbanística que me pareceu um pouco desorganizada....
Como em quase todos os post que escrevo, muito ficará por dizer, mas aqui fica neste meu canto virtual, marcada a minha visita a FEC .
Um fim de semana em pleno "Douro Internacional", para mais tarde recordar ....