santoaleixo

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Serviço Nacional de Saúde Pago?


Saudações,
A possbilidade dos utentes do serviço nacional de saúde terem de vir a pagar uma porcentagem (que se diga pelas informações que tenho bastante elevada) no que respeita ao usufrur desse mesmo seviço é a última novidade do Governo. Após o anuciar da possível ruptura do serviço nacional da segurança social, não existindo garantias que a longo prazo o governo seja capaz de possuir fundos para garantir o pagamento das reformas, esta é mais uma pedra no sapato de muitos portugueses. É caso para dizer com governos de esquerda com estas medidas, quem necessita de governos com pensamentos e filosofias de direita?
Bem, o certo é que os portugueses (todos nós) somos confrontados cada vez mais com a a grave crise económica que assola o país e o mundo; porém estava em crer que a saúde seria por ventura o último lugar onde se procurariam criar alternativas para a fuga à crise e às dificuldes do país(não estou a incluir nesta avaliaçõa a gestão do actual serviço). Enganei-me. Já se paga, cada vez mais, a educação; os que hoje contribuem para a saúde financeira do estado pagando os seus impostos, não têm garantias que daqui a alguns anos quando necessitarem dum fedd-back por parte do estado no que toca à sua reforma, este seja possível e positvo; já se paga a justiça ( e neste caso paga-se por um serviço mal prestado, moroso e burocrático), e agora vai-se pagar a saúde. Não estaremos a levar o aclamado princípio do "UTILIZADOR PAGADOR" a extremos quase anedóticos. Quer ter saúde, vai ter que pagar! já estou a ver o slogan.....bem, se fizermos uma análise fria da situação actual já é isso que hoje acontece, visto o enorme "monstro" burocrático e moroso que é o actual serviço público de saúde.... iremos conseguir fazer com que este mosntro se torne ainda mais medonho? Veremos, temos esperanças que não, pelo menos eu tenho, algumas, mas tenho.
Para que fiquem só com uma noção, uma consulta no serviço nacional de saúde de clinica geral no actual quadro custa em média ao estado 35 euros, se esta lei for avante o utente terá que suportar o valor desta consulta entre 11 e 17 euros. Agora imaginem que este é um dos serviçõs mais rotineiros e básicos da saúde, já terão uma ideia dos preços e custos que terão todos os outros serviços de maior complexidade.