santoaleixo

sexta-feira, março 03, 2006

Arouca -Vila Real


Saudações,
acabei de chegar de Vila Real. Mais uma viagem, mais uma centena e tal de quilómetros, tal como as centenas de vezes que já fiz esta viagem num sentido e noutro. Nem sempre igual, mas nem sempre diferente; nem sempre pelo mesmo caminho, mas sempre com o mesmo destino. Já a fiz sozinho (talvez a maioria das vezes), já a fiz acompanhado pelo rádio tão somente, por amigos, pela lua, pelo dia... sei lá, só sei que a fiz vezes suficientes para que ela já tenho algum significado para mim e que me leve a escrever este texto. Tal como na vida, temos vários caminhos, e esta viagem pode ser realizado por vários. Já o fiz por todos, bem por todos não, porque a totaliadde é inantigível, mas já a fiz por diversos e diversos percursos. Se é que alguém se importa vou enumerar o três ou quatro que mais rotineiros se tornaram.
1- Arouca-Castelo Paiva (via mone santa eufémia e sabariz)- entre-os rios- penafiel- A4- Amarante- Ip4-Vila Real. Este é sem dúvida o caminho/ percurso que mais vezes realizei; agora imaginem como as curvas da estrada Arouca- Castelo de Paiva se mantiveram inalteráveis ao longo destes anos que me viram passar, em que a única coisa que se alterou foi o estado de degradação do pavimento. Ultimamente tenho também feito este percurso com a variante da nova estrada monte santo adrião.
2- Arouca-Porto- A4-ip4-Vila Real. Este percurso tornou-se mais habitual na altura da queda da ponte de entre-os-rios, em que a travessia do rio douro naquela localidade se tornou uma verdadeira aventura, terias alguma peripécias para contar.....
3-Arouca-Alvarenga- castro daire-Lamego-régua-Via real. Este percurso conta-se pelos dedos das mãos as vezes que o realizei; muito por culpa dos trinta e tais Km que medeiam o percurso castro daire- alvarenga. Que aventura.
Bem, mas isto são percursos, caminhos, opções. Gostava de falar da viagem em si. Naquela uma hora e quarente minutos (em média) que levo a fazer esta viagem. Já surgiram tantas ideias que se desvaneceram, mas outras que singraram e se tornaram realidades. Já assumi erros e posições que a calma e a música do rádio me ajudaram a repensar. Já dialoguei, conheci novas pessoas. Por vezes recorro ao telemóvel, para quebrar a monotonia. Por vezes sabe-me bem essa mesma monotonia e melancolia. As curvas embalam o meu pensar e ajudam-me por vezes acreditar.
A madrugada e o sono já foram meus companheiros de viagem. Também o foram a boa disposição e alegria.
Tanta coisa se passou, passa e vai continuar a passar, que senti que não podia reduzir isso simplesmente ao conta Km do meu carro que vai registando fielmente o contornar das curvas, a constante da rectas, e acima de tudo, a realidade que é a viagem....
Bem, acho que estou a ser poético de mais, para um assunto tão supérfulo, mas fui levado pelo momento, vendo este texto como uma estrada que separava tão só e simplesmente dois pontos: O inicio do texto e do seu FIM.....

2 Comments:

  • quanta poesia e devaneios... afinal o paulo divagações esta vivo... apenas mudou de local... :)
    grande abraço

    By Anonymous Anónimo, at 03 março, 2006 19:36  

  • Estou a ver que esse percurso já tem um longo historial de ti a viagar por lá... lool...
    ;o)
    Fica bem,kisses***

    By Blogger Maria Esteves, at 05 março, 2006 00:06  

Enviar um comentário

<< Home