santoaleixo

sábado, março 11, 2006

Camadas Jovens do Futebol Clube de Arouca! parte 1

Saudações,

no meu tempo é que era! O saudosismo e a nostalgia que este assunto em particular me faz reviver os bons momentos deste passado, que até me sinto mais velho, como se esta fosse uma realidade longinqua, e os 7 anos que medeiam este interregno desportivo pareçam assumir uma maior dimensão. Já andava para escrever sobre este assunto há algum tempo, mas porque o queria fazer com tempo, procurando não delegar para segundo plano ou esquecimento particularidades e situações desta fase da minha vida, que optava sempre por o adiar. Bem, hoje vou tentar fazê-lo da melhor e mais completa forma possível.
1995. Torneio do infanto-juvenil do parque. Joguei pelo C.C.R.D Stªa Maria do Monte e fomos campeões da categoria sub 14. Muito influenciado pelo meu amigo de turma Leonel, lá me convenceu acompanhá-lo aos treinos dos iniciados do F.C.Arouca. A pé e com uma certa relutância lá fui desde minha casa até ao Afonso Pinto Magalhães. Como um novo hospede lá entrei pêlos portões azuis de tinta descascada, onde me deparei com novas caras, maioritariamente desconhecidas ou singelamente conhecidas. Não fazia a mínima ideia que estariam ali alguns dos que no futuro fariam parte do meu verdadeiro grupo de amigos que até hoje se mantém. O Matos era o treinador ( o grande dinamizador à altura do projecto) o Sr. Moita era o dirigente desportivo e acima de tudo um amigo, o ti Mário que nos acampnhava em todos os jogos, eram os três adultos que mais proximamente faziam parte do organigrama dos iniciados do F.C.Arouca daquela época. Em que posição jogas? Lá surgiu a pergunta disparada pelo treinador de forma a dispôr as peças em campo. -Defesa Central- disse eu um pouco medo. E assim começou a minha aventura nas camadas jovens do F.C.Arouca. Consciente que será impossível resumir 6 anos em palavras e textos por mais exaustivos que estes possam ser, vou enumerar a retalhos algumas situações que na altura me ficaram na retina e hoje na memória e que gostaria de partilhar, em tarticular neste texto dando enfâse à minha primeira época de iniciados.
Primeiro treino, primeiro dia. Treino em conjunto com os juvenis. O Matos chama por Paulo Teixeira para se colocar na defesa dos juvenis; não conhecendo a maioria dos outros jogadores, eu respondendo ao meu nome lá fui. Bem, treinei meia parte na equipa dos juvenis, só depois me apercebendo que aquele não era o meu escalão e que existia outro Paulo Teixeira na equipa.
O primeiro jogo foi contra a sanjoanense e eu, e contra o prognóstico dos críticos eh eh eh, fui titular. -A sanjoanense diziamos nós crianças incocentes!!!! Eles tinham jogadores na selecção de Aveiro. Sabem quem jogava na Sanjoanense da altura? O cândido costa e mais uns três ou quatro jogadores que posteriormente vieram atingir o o 1º ou 2º escalão nacional nas divisões séniors nacionais. Resta dizer que perdemos 3-0, mas que regressamos todos contentes Arouca, satisfeiros com o futebol praticado e com uma sandes de fiambre e um frissumo na mão.
Fizemos uma grande época terminando em segundo lugar somente suplantados pêla sanjoanense, que na segunda volta nos venho ganhar Arouca por o-1 com um grande golo de cândido costa, jogador que eu fiquei imbumbido de marcar.... eh eh eh.
Ficaram as estórias. Os Contorcionismos anatómicos do Marito, as jantaradas em casa do Senhor Moita, as zangas do Ti manel Rato- ainda me lembro quando virou uma mesa de pernas para o ar-as bombas de cal, os bolos da mimi, as piadas do Pedrito, as bocas do Vieira (há coisa que nuncam mudam),a dupla de centrais com Nuno Rocha(missas) o torneio de futebol quadrangular com o Boavista o O F.C. Porto e o Tabueira no final da época, as noites à socapa antes do jogos atrás do balcão da Stop para nos esconder-mos daquele mítico dirigente que era o 27, o tá calor!!!!!!!! Imaginem que houve uma altura em que o nosso maior desafio era andar enfiados em tuneis de águas recentemente inaugurados!!!!!! tantas estórias e tão saudades.....e acima de tudo tantos e bons amigos que ficaram e permanecem. se pudesse repetiria tudo outra vez e faria tudo exactamente da mesma forma mas vivendo-o de uma forma mais intensa.
Porque foi com eles e por causa deles que tudo isto permanece guardado na minha mente vou tentar enumerar todos aqueles que fizeram parte deste grupo de amigos, pedindo desculpa desde já por queles que me vou esquecer. Abraço a todos eles e obrigado por fazerem parte desta "Estória da minha vida"

Iniciados 1995
Sardinha- que grande guarda redes, ainda me lembro da defesa contra a sanjoanense.
Pireco
João pedro- O guarda Redes trinco
Artur Melo
Jorge nisga e Nelson- a dupla de Vila Nova e do Tá calorrrrr
Nuno Rocha (missas)- colega de posição e amigo para a vida.... eh eh eh
Vitor Costa- como era bem ais magro na altura.... eh eh eh
Marito- Aquelas voltas que davas à.....nos balneários!!!!! Grande golo aquele em Arada..
Pedrito- o único até agora que atingiu o escalão principal do futebol português
Joni- já sabes cabecear?
Paulinho- um verdadeiro extremo esquerdo, no verdadeiro sentido da palavra
Leonel- quantos golos marcou mesmo nesta época? sei que foram muitos.
Punhetas- uma eterna promessa falhada
Letz- a dedicação sempre foi a sua imagem de marca
Manu- a constância da loucura (no bom sentido) e amizada são uma constante
Toni- Vivemos e sofremos contigo os momentos dificeis.
Sei que me faltam alguns que também ajudam a completar este puzzle de recordações. Fica entre-aberta esta lista, como entre-aberta está a minha mente relativamente a tudo quanto acima descrevi.
Abraço e "A árvore da montanha A E I O U..........

3 Comments:

  • No teu primeiro treino, o treinador não era o Matos, era o Neno. Tives-te Sorte de ser escolhido porque jogas-te ao lado de um grande central. Ainda hoje me pergunto o porquê de nunca me teres agradecido por teres sido inscrito no Arouca :) Em relação aos sete anos passados, a única coisa que mudou em ti foi o peso, porque a qualidade continua (Fraquinho...):)

    By Anonymous Anónimo, at 11 março, 2006 23:00  

  • Gostei de ler e reviver todas essas memórias que aqui escreveste. No entanto, nao me consigo esquecer do golo da Sanjoanense em Arouca, na segunda volta do campeonato... Se nao tivessemos perdido, teria sido uma exibiçao fantastica! Muitas vezes me lembro da nossa equipa. Jogávamos porque adorávamos o futebol e porque, acima de tudo,adorávamos estar uns com os outros. Tenho saudades desse tempo...
    Grande abraço.
    Nuno Almeida (Sardinha)

    By Anonymous Anónimo, at 16 abril, 2006 23:09  

  • Isto sim, era uma infancia! Mesmo nao sendo jogadora e nao cantar a "Arvore da Montanha" no balneário eu, e todass as meninas do grupo vivemos estes momentos aqui descritos com muita alegria, muita satisfação e muito orgulho!
    Por todos estes tempos de amizade e companheirismo aqui fica um grande beijinho.
    Patricia

    By Anonymous Anónimo, at 09 setembro, 2006 18:10  

Enviar um comentário

<< Home