santoaleixo

sexta-feira, abril 14, 2006

Rafting

Saudações,

No dia 13 de Abril, fui pela segunda vez realizar uma descida de Rafting no rio Paiva. A primeira vez que o fiz já lá vão uns longínquos 8 anos. Desde dessa altura ficou sempre a vontade de repetir essa experiência que tão boas e prazerosas memórias me tinha deixado. Porém fui sempre adiando esta nova experiência. Parecendo ignorar ter um dos melhores rios para a prática desta modalidade que é também um dos mais limpos de Portugal e não só; ignorando também as várias empresas Arouquenses e forasteiras que se particularizaram na prática dos desportos radicais por terras de Santa Mafalda; penso que este anos em que ficou a vontade de “voltar a fazer” mas que até ao dia 13 não tinha ido além da vontade, foi um pouco um espelho da grande maioria da sociedade Arouquense que sabe que Arouca tem um dos melhores rios da Europa para a prática destes tipos de desportos, que reconhece que muitos dos que nos visitam é em busca deste “el dourado” dos desportos de aventura, mas que apesar de todas estas contrapartidas positivas a sua grande maioria vive de costas voltadas para o rio. Não se apostou em divulgação; não se apostou em mobilização; em unidades hoteleiras; em formação; não se consegui criar nos Arouquenses e nos jovens o hábito pelos desportos de aventura. Há uns tempos atrás num tópico do fórum Arou.biz, em que se discutia, por iniciativa da câmara municipal, ideias e sugestões para o turismo em Arouca tive a oportunidade de escrever que achava que todas as ideias eram válidas e positivas, mas pensava e penso que todo este processo se deveria iniciar por conseguir criar nos Arouquenses e nas suas gentes hábitos e gostos pelo que de bom existe em Arouca. Qual melhor divulgação que aquele que passa de “boca em boca”. Os brasileiros têm o maior Carnaval do mundo porque ninguém gosta mais do Carnaval do que eles próprios. Os melhores queijos são confeccionados em França e, ninguém gosta mais de queijo que os gauleses. Apesar destas duas generalizações, penso que a ideia e o cerne da questão está implícita nestes dois singelos exemplos. Para sermos os melhores e a referência em alguma realidade, temos de ser os primeiros apostar, acreditar e a gostar dessa mesma realidade. Pois é, e a mim parece-me que Arouca está finalmente a despertar duma sonolência achacada; só agora começo a ver os jovens duma forma mais generalizada de Arouca a fazer Rafting e outros desportos 8canoagem, canyoning, etc) e outros desportos de aventura; só agora se projectam planos e projectos de dimensão equitativa com as que as águas do Paiva merecem; ainda falta muita coisa, muito arrojo, e coragem, mas parece-me que o caminho é por aqui. Porque não termos em Arouca formação em desportos de aventura, desportos náuticos? Porque não termos os melhores atletas de Portugal e Europa nestas modalidades? Não é nenhuma visão utópica. Temos a matéria-prima; falta estruturá-la, organizá-la e moldá-la….
Mas voltando à “vaca gorda inicial”…. Lá fomos nós descer o Rio. A descida foi entre a praia do Vau e da Espiunca, o que foi bastante bom para mim, pois desconhecia este troço. Após as explicações iniciais lá nos fizemos nós como bravos do pelotão às águas bravias do Paiva. O Salto do Paiva, as Escadinhas, e outros rápidos do percurso foram os momentos altos da descida… além da minha queda borda fora logo na iniciação da descida… mas fui salvo…. Eh eh eh
Foi uma tarde bem passada… mais uma que voltou a deixar saudades e um bichinho de repetir brevemente!
Para finalizar ficam aqui duas ou três anotações finais:
- Os preços deveriam ser mais acessíveis. Não estou com isto a dizer que é caro… uma coisa é dizer que é caro outra dizer que é bastante/algum dispêndio monetário o que faz talvez com que algumas pessoas o não pratiquem mais regularmente
- O Graveto meu colega de “proa” do barco e que me convidou ara esta descida que se esquecia de remar, obrigado pleo convite.
-Ao Tó Mané e ao Rafa e ao “Clube do Paiva” obrigado pela tarde que me proporcionaram (www.clubedopaiva.com)
-Ao Larai por ter levado o carro… eh eh eh…
- Ao Nuno Rocha (missas) pelo lanche na famosa casa deArouca "Casa testinha" (www.casatestinha.com)... eh eh eh eh eh....