santoaleixo

terça-feira, abril 11, 2006

Medicina Veterinária - O (per) curso


Saudações,

pois é, por sugestão decidi escrever sobre a Medicina Veterinária...esta talvez seja uma boa altura para escrever sobre este tema que directamente esteve, está e estará relacionado comigo...a minha ligação afectiva com os animais sempre foi saudável, no entanto nunca tive aquela vocação precoce do curso que optaria por tirar quando chegasse a altura da escolha...
Bem a altura da escolha chegou, e eu optei por Veterinária, mas para mal dos meus pecados, optar não chegava, eram precisas as médias e as notas e, para Vetrinária elas não eram nada suaves; teria que ter uma nota de concurso à faculdade de no mínimo 17.2 valores... como não consegui obter essa média de acesso ( tinha 16.8) lá concorri para o que de mais parecido com a Veterinária conhecia e para aquele curso que mais probabilidades me dava de posteriormente pedir mudança de curso: Engenharia Zootécnica; mas para mal dos meus pecados parte II, a UTAD, universidade para a qual eu pretendia concorrer tinha como requisitos mínimos de acesso ter provas específicas superiores a 10.0 valores; ora para zootécnica as específicas eram Matemática e Biologia; tinha nota de 18.0 valores a Biologia e 9.9 valores a Matemática, o que nas contas finais dava uma média de concurso a zootécnica de 15.3 valores..... mas não podia concorrer para Vila Real, por causa da nota mínima de matemática; ou seja, candidatos com média de acesso final de 11 valores podiam concorrer e eu com 15.4 não podia.... bonito.... e então lá fui eu parar a ....Évora!!! Pois é, foi aqui que comecei a minha vida Universitária...passei lá um mês. Adorei a cidade, o ambiente, as pessoas, as praxes, mas..... detestei a distância! 400 Km era muita coisa!! Foi então que um dia de manhã acordei (devo ter acordado do lado errado da cama) e decidi que ia desistir de Évora...hoje acho que fui um pouco intempestivo, pois nem tempo tive para me despedir de todos os amigos que lá tinha feito... mas voltei lá mais tarde para corrigir esta falta!
Bem, vim para o Norte/Arouca sem qualquer garantias de poder continuar a vida académica durante esse ano.... mas, lá concorri à terceira fase ( fase interna) de candidatura à UTAD, onde já tinham baixado a nota mínima de matemática para 7.5... e, entrei!!!! E assim começou a minha aventura por terras Vilarrealenses. Cidade que faria parte do meu quotidiano ao longo destes últimos anos! Tinha a esta altura passado por 1001 coisas, para e vejam lá a contradição, para entrar num curso que não era bem o que pretendia.....Passei três anos bem passados, fiz bons e grandes amigos no curso de engenharia zootécnica, mas não era isto que eu pretendia... tive então de dar um pouco mais à caneta e à cabeça e lá me inscrevi em cadeiras de anos aos quais não pertencia de forma a aumentar as minhas possibilidades de tranferência para Medicina Veterinária; andava no 2º ano e fiz cadeiras do 3º ; e quando estava no 3º fiz algumas cadeiras do 4º.... mas foram precisas 3 tentativas para conseguir alcançar os meus intentos... só à terceira é que as minhas pretensões de mudança de curso foram alcançadas! Mas foi uma primeira realização pessoal.... estava onde pretendia... novos colegas, novas caras, novos professores....mas continuei com ligações quer afectivas, quer profissonais ao curso de engenharia zootécnica que jamais irei esquecer.
Tinha pela frente mais uns anitos que teria que enfrentar... mas lá avancei .... 1º e 2 ano; 3º ano; 4º ano e 5º ano, e ainda falta o estágio; ou seja foram e estão a ser mais quatro anos de academia! Ainda tentei condensar isto em menos um anito(tipo dois em um), mas a Dona Lucinda ( vocês sabem do que eu estou a falar, pelo menos alguns) não deixou.... eh eh eh...bem, e cá estou eu chegado ao quinto ano, perto da minha última semana académica como estudante universitário, pelo menos são estes os planos.... ainda falta a segunda época de exames deste ano e o estágio... mas espero que tudo corra pelo melhor e como planeado... bem, após esta viagem no tempo sinto-me nostálgico... tantas recordações que afloraram no meu pensamento e que aqui não descrevi....mas este texto terá funcionado como uma viagem de comboio, onde foram descritas as várias estações onde este parava, ficando por descrever toda a paisagem que me acompanhou ao longo desta viagem e que observei da minha janela , bem como todas as novas viagens que se apresentam no futuro... e a natureza e a vida têm de tudo!!!!
Não escrevo mais hoje........

5 Comments:

  • esqueceste-te de mencionar a verdadeira razão porque mudaste para medvet. Mais uma vez o teu amigo vai ajudar-te. devia-se ler no teu blog a seguinte passagem: "entrei em zootecnica, mas ao descobrir que o curso era só para homens mudei para medveterinara" ou ainda "escolhi veterinária, e não havia para homens" ou o grande hit "no curso de zootecnica obrigavam-nos a pensar!". Como vês, aqui vi mais uma contribuição do teu amigo...

    By Anonymous Anónimo, at 12 abril, 2006 19:46  

  • Magnífico! Está provado que não são apenas os de letras que escrevem embelezadamente e, mais, estórias de cantos e recantos, descrições que nos levam a viajar por terras nunca pisadas!
    Espero que o teu (per)curso seja sempre assim, persistente, com desvios enriquecedores, como foi a passagem por Évora e, mesmo em delírio sejas firme nos teus desejos.
    Gostei de conhecer parte da tua história, eis o que um blogue permite!
    Parabéns, por escreveres a tua vida, não ao sabor do vento, mas ao sabor do que vale a pena!

    By Blogger M, at 12 abril, 2006 21:56  

  • Uma dissertação só digna de quem faz da vida uma roda viva... Contigo só cofirmo que as primeiras impressões são uma superfície das mais estéreis que existem. Vale a pena darmo-nos a nós próprios a oportunidade de conhecer outras pessoas. Esta é uma das grandes riquezas e um dos grandes prazeres de estar a conhecer alguém, ou seja, a magia de estar sempre a descobrir.

    (Hoje estou particularmente feliz por tudo o que escolhi ser e conhecer. Estou particularmente feliz por não ter medo de conhecer pessoas diferentes, por isso, não ligues)

    By Blogger Lili, at 13 abril, 2006 21:40  

  • oi... andava à procura de informaçoes sobre veterinária e encontrei isto.
    Vou-te contar a minha historia. o meu sonho sempre foi medicina. no entanto, n posso negar a afinidade que tenho com animais.
    Entrei em Ciências Biomédicas mas estou a detestar o curso (e, principalmente a distancia). Podias-me dizer se medicina veterinaria correspondeu às expectativas? que cadeiras tiveste?
    é que pretendo mudar-me para uma privada so ainda nao sei se para veterinária ou dentária...

    Se pudesses ajudar-me!
    beijo

    By Anonymous Anónimo, at 17 novembro, 2008 19:07  

  • Ola, Olha eu li o teu texto, e gostei ..
    Eu sempre tive um sonho, o sonho de ser veterinaria.. Gostaria muito de o ser acredita, tenho uma ligacao fantastica com animais!
    Já me falaram em engenaria zootecnica, e sim parece-me bem, mas é que tipo, só ando no 10 ano ainda, quer dizer passei para o 11, estou em ciencias e tecnologias,o que me preocupa é o facto de bastante gente dizer que medecina veterinaria nao tem saida, será verdade? Olha por favor, ajuda-me! Dá-me a tua opiniao!
    Obrigadaa

    By Anonymous Anónimo, at 01 julho, 2010 12:30  

Enviar um comentário

<< Home